Pesquisa no Blog

sábado, 24 de setembro de 2011

Como montar um bom personagem de RPG parte 2 "AVENTUREIROSSS" por mestre Morfeu

Salve Nerds firmeza!!!!

Vai cair dai caraio!!! Cê é cego!!!!!

Continuando o post de criação de personagem, para complementar, vamos fazer uma reflexão sobre o que é ser um aventureiro? - considerando que na maioria dos jogos você jogue com um - qual a definição de um aventureiro?  Qual a diferença de uma pessoa normal para um aventureiro? Como se torna um? Que “porra” que faz um aventureiro? Qual sua novela favorita? Em suma, tudo sobre o significado de aventureiro.

Aperta o botão esquerdo do mouse ai o...


Na maioria dos jogos de RPG o personagem que você cria para jogar é um aventureiro - exceto alguns mais realistas - porque nas aventuras são impostas algumas dificuldades que provavelmente as pessoas comuns não teriam pica o suficiente para resolver.

Bom, primeiro vamos ver o que o dicionário Aulete diz sobre isso:
(a.ven.tu.rei.ro)
 1. Que gosta de ou que se lança a aventura; AVENTUROSO. 2. Propenso a aventuras (espírito aventureiro3. Que envolve risco; ARRISCADO. 4. Aquele que gosta de ou que se lança a aventura.

Aqui já está bom! Vamos a algumas reflexões:
Quando você vê alguém sendo assaltado, você vai lá impedir o assalto???
Depois de arrumar a antena no telhado você pula de lá de cima em vez de descer pela escada???
Quando você vê seu ônibus indo embora (vai se atrasar), você corre atrás do "busão"???
Quando você vê um prédio em chamas, você entra para ver se alguém precisa de ajuda para sair???
Se tiver um traficando passando drogas para criança, você vai lá dizer que isso é errado???

Bom, imagino que a maioria das respostas/leitores diria que NÃO, mas se alguém respondeu SIM, para alguma questão, isso quer dizer que você tem potencial para ser um aventureiro.

O fato é, somos educados desde criança para não nos aventurar por que é perigoso quem nunca escutou na vida um "desce dai, menino! Você vai cair" ou "não faz isso que você vai se machucar" ou "se fizer isso você morre, lazarento", pelo menos quase isso!!! É comum ouvir nos noticiários que alguém morreu tentando reagir a um assalto (é perigoso mesmo veio, não faça isso em casa crianças)!!!
A partir desse conceito que os caras que inventaram os jogos de rpg - para os jogos ficarem mais interessante e os personagens não morrerem rápido - tiveram a brilhante ideia de que os personagens - jogáveis - seriam aventureiros. Como isso pode influenciar na história do seu personagem? Vamos ao que interessa.

Nascendo um Aventureiro

Um civil normalmente (a maioria pelo menos), na infância entre na escola, tem acesso a educação fundamental, depois, quando adulto trabalha, casa e constitui família (tem um cachorro também), para um aventureiro isso nem sempre acontece.
Um "pré-aventureiro" - antes de se aventurar - na sociedade ele acaba se destacando por algumas habilidades, talentos ou aptidão que ele possui que o diferencial dos outros. Como um raciocínio mais rápido, uma resistência a doenças, ou talvez, ser mais forte do que aparenta.
Ou talvez ele não se destaque na sociedade, um pré-aventureiro não consegue se adequar na sociedade e até mesmo, nem descobrir sua real aptidão. Por exemplo, o personagem pode ter uma aptidão em arremeço de facas, mas se ele nunca precisar arremessar uma faca ele nunca vai descobrir sua aptidão, logo, nunca se tornará um aventureiro.
Para um civil (pessoa comum) se tornar um aventureiro, normalmente ocorre o que na "jornada do herói", é definido como "o chamado".

"Indo ao encontro do mais forte" clássico todos os sábados de manhã!

Jornada do Heróis

O autor Joseph Campbell criou o uma estrutura narrativa que foi chamada de a Jornada do Herói (Se quiser mais informações, clica aqui). Bom, não vou comentar de todos os passos, pois o narrador não precisa usar todos os elementos, muito menos de uma forma linear, vou comentar apenas do chamado que é o mais importante e inevitável que tanto o mestre quanto o jogador devem usar para fazer uma boa história, . O chamado é que o momento da história que depara com a dualidade,  o personagem descobre que há mais mistérios e riscos nesse mundo do que ele compreendia, ai se faz de dois caminhos. Ele pode continuar sua vida normal e fingir que nada aconteceu. Ou ele pode aceitar que é possuidor de habilidades incríveis e inicia sua "odisseia" (isso pode ocorrer na história do personagem ou durante a narrativa do mestre).



Lucky no ganhou porque o Darth Vader deixou, tá!
Exemplo: Lucky Skywalker (clássico) ele era um fazendeiro bostinha, ai ele conhece o ancião Ben (ou Obi wan kenobi - Capitão América dos Jedis). Lucky descobre que é descendência de Jedi. Embora relutante, ele acabou aceitando o legado, após sua família ser vitima do império, mas poderia ter continuado ser um fazendeiro bostinha.

Cuidado para não entrar nenhuma bala no cu!
Outro Exemplo: O Neo poderia ter aceitado a pílula azul que voltar sua vida normal, mas ele acabou escolhendo a vermelha que era maior e iniciou a jornada.

Afinal os Aventureiros ganham o que arriscando suas bundas???

A maioria dos aventureiros acaba ganhando, tesouros, recompensas, fama e afins por seus feitos. Embora alguns não ganham porra nenhuma, por ter iniciado a jornada devido senso do dever, ou por vinganças pessoais.

Em suma, eu particularmente gosto de aventureiros que iniciam a jornada "For Fun", isso mesmo, os caras que arriscam suas bundas por que é daora. Vou indicar alguns:

Manji (Blade - lamina do imortal)

Embora o safado diz que é guarda-costas da Rin e que vai ser pago, o cara está enfrentando uma gangue espadachins fodas por diversão mesmo. O Manji é um safado hahaha.  

Yusuke Uramesh e Kuwabara (yo yo hakusho)




O Yusuke é um "looser", o cara morreu por acaso e acabou virando detetive sobrenatural e de vez enquanto compra uma briga só para não perder o costume. Já seu amigo Kuwabara, o cara não é porra nenhuma na história, mas acaba participando de tabela. Kuwabara é um fanfarrão na verdade.

Clint Barton (Gavião Arqueiro - agora vocês sabem quem é ele, né!)


Em alguns "HQs" dos Vingadores e principalmente no filme, o cara trabalha para a Shield, mas nos HQs clássico. O cara era um bom arqueiro e decidiu entrar nos Vingadores por diversão mesmo. E ele está até hoje com seus comentários arrogantes e irônicos. 

Indiana Jones


Titio Indiana, escapando da dungeon.

O PAI DOS AVENTUREIROS!!! Nas horas vagas o cara da aula de história para mulekada e nos finais de semana, o velho entra em dungeons, cavernas, bases militares construções extra–dimensional (carai!!!) e afins... Isso tudo só para ter a moral de falar "eu desmenti essa lenda". Titio Indiana é foda.      

Jack Burton e os aventureiros no bairro proibido (big trouble in little china)


Quem não assistiu pelo menos 1000 vezes esse filme?

Porra, esse filme nem é tão bom assim, mas o fato dele ter repetido 5.000.000.000.000.000.000.000 (nem sei que números é esse) vezes  na sessão da tarde, merece ser citado nesse blog de merda.  Quem nunca se divertiu vendo Jack Burton em um quase D&D do século XX, com a boca suja de batom tentando intimidar feiticeiros imortais, ou monges com poderes místicos e os caraios (esse vai para dica de filmes). PS: lembrando que Jack não faz nada no filme todo além de fazer pose hahahahaha esse cara foda, corajoso pelo menos.

Bom, está ai mais algumas dicas para criação de personagem. Se você quiser montar um personagem de RPG que não seja um aventureiro, até dá pra jogar, mas já te adianto não vai ser tão divertido assim.

Olhes outros aventureiros bacanas:



O Batman é o melhor de todos.



Logan e Clint, se fazendo de tiuzão fodões (história: Velho Logan)

Nem todos os aventureiros se não dão bem!! Alguns tomam um "kick na ass"

Ripley, entrou sozinha no ninho dos Aliens

Homem aranha, morre nunca!!!!



Citei aqui alguns aventureiros que eu gosto, mas existem milhares. Poste ai nos comentários os aventureiros  que vocês gostam para tumultuar o blog!!!
Grato a todos e Bom divertimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário