Pesquisa no Blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SUPERS RPG por mestre Morfeu parte 1 como montar um Super-herói

Salve Nerdianos


Cambada de supereróis!!!

Nos últimos dez anos tem ocorrido a ascensão no cinema de personagens de história em quadrinhos, que outrora era lido apenas por Nerds punheteiros. Podemos dizer que esse é a fase "supers no cinema" (como já teve a fase Matrix), então para quem já conhecia ou passou a conhecer devido aos filmes, SIM, EXISTE RPG DE SUPER-HEROIS!!!

Clica logo ai, porra...




Cara, porque o Super-Homem errou a "visão de calor"??? É como mirar e mijar para fora da privada

Imagine o combate Super-homem vs Batman??? Harry Potter vs. Optimus Prime ??? Pato Donald vs Pica- Pau??? Jaspion vs Power Rangers??? Jack Bauer vs Capitão Nascimento ??? Aqui o impossível é possível ", a imaginação é o limite!!!"

O tema supers já existem a muito tempo nos quadrinhos. E no RPG é uma pulga atrás da orelha, pelas diferenças absurdas de um personagem para outro. Mas calma, vou dar dicas de como montar personagens e de como narrar. Existem vários jogos como Gurps Supers (3d6), Mutantes e malfeitores (d20) e outros... (na verdade não conheço outros rsrs quem souber me avisa). No caso, a minha maior experiência foi com Supers RPG Daemon (d100), mas não se preocupem, pois minhas dicas valem para qualquer sistema.



Gurps Supers

Mutantes e Malfeitores

Supers RPg Daemom (eu jogo esse, caraiada!)
Para jogarmos Supers, é de suma importância que o tema esteja claro para todos!!!! Vamos fazer uma reflexão para entendermos o que é super? Super é sinônimo de superior, além ou acima do comum, então subentendesse que “Supers” - no plural - seriam coisas acima do comum ou propriamente pessoas acima do comum. Ok, vamos refletir um pouco mais. Quando você esta na rua e vê um cachorro preste a ser atropelado, o que você faz????

...na verdade nada, por que na vida real, não teria tempo o suficiente, muito menos condições físicas para fazer isso, até para um atleta seria extremamente difícil. Ok, agora vou fazer outra pergunta. Se você tivesse capacidades físicas além do comum e que pudesse evitar que o cachorro fosse atropelado. O que você faria, salvaria o cachorro ou deixaria morrer correndo risco de ficar com peso na consciência. Humm, o exemplo é fraco, né? Vamos abusar. Imagine se você soubesse que uma idosa andando na rua noite voltando para casa seria assaltada ou que uma criança será estuprada por seqüestradores ou  que um louco armado entraria numa escola para chacinar todos os alunos. Se você pudesse impedir todos os eventos, você o faria ou deixaria a desgraça acontecer???

Ai que esta a chave do jogo. Você é uma pessoa normal como todas as outras, aí por determinadas razões você ganha habilidades sobre-humanas. O que fazer com essas habilidades? Você pode simplesmente não fazer nada e seguir sua vida normal. Porém, as questões da vida normal não se adequam as pessoas extraordinárias – as questões se tornam outras -, então, usando suas habilidades além do comum, conseqüentemente influenciará alguém de uma forma positiva ou negativa. É ai que nasce os Super-Heróis ou Super-Vilões.

Antes de prosseguirmos, quero deixar bem claro que jogar Supers é debater sobre vários aspectos as questões morais, pois os super-heróis é nada mais, nada menos do que aqueles que prezam e garantir o direito de todos enquanto os super-vilões são aqueles que tiram o direito dos outros.

Ficou claro?? Agora ficou simples entender Supers né??? hahahhaahh Então preparem suas planilhas por que vamos criar um personagem a seguir


Agora o pau vai comer (impressionante como é legal ver um monte de supers se esporradiando!!)
Uma nota antes de prosseguir. Um bom exemplo como Supers está extremamente ligado com a moralidade é o Super-homem que é o primeiro perfil de super-herói bem sucedido. Ele é sempre criticado por ser "bonzinho, ingênuo, panguão (nem sei o que significa essa expressão)", mas vamos pensar no contrario, se ele não fosse seguidor das moralidades e do bom senso, ele poderia queimar qualquer um que ele não goste com sua visão de calor, quem impediria??? Se ele quisesse transar a força com a Angelina Jolie, quem impediria??? Se ele quisesse jogar uma bomba nuclear aqui no Brasil??? é...a gente taria fudido, então é bom que ele seja "bonzinho, ingênuo, panguão" hahahahahah. Vamos montar logo essa porra. Como montar um Supers:

1º Passo: História e Poderes!!!!!!!


Quem quer jogar RPG??? Eu, eu, eu aqui, eu também, sai da frente eu quero jogar, eu aquiiiii!!!!

Na história você pode seguir as dicas que eu postei sobre criação de personagem, só que agora deve acrescentar dois elementos: Como ganhou os poderes??? E o que você vai fazer com ele???
Você pode inventar qualquer motivo, desde que a explicação seja lógica, coerente e se encaixe no cenário do mestre (sempre consulte o mestre, viu!). Seu personagem pode ter nascido com ele, ou receber essas habilidades por algum motivo, ou desenvolver por alguma razão. Tipos de fonte de poderes:
  • Cientifico: Seu personagem sofreu um acidente ou foi uma cobaia de algum experimento. Por exemplo: Homem-Aranha, mordido por uma puta aranha geneticamente alterada. Capitão-America, recebeu o soro de super-soldado. Hulk, acidente com radiação Gama.
  • Cósmico: Seu personagem usufrui de alguma forma do universo, esse processo poder ser natural ou concebido. Por exemplo: Super-Homem, seu poderes são recarregados pelo Sol amarelo. Lanterna verde possui um anal anel que canaliza a energia da vontade. Surfista Prateado, o poder foi concebido por Galactus que é uma entidade cósmica muito poderosa (não é pouca bosta!!! é muita e fedida pra carai)
  • Mutante: (Esse é a melhor, Titio Stan Lee teve a brilhante idéia de quem esta com preguiça rsrsr) Seu personagem esta passando por uma evolução genética, que lhe concede habilidade sobre humana. Por exemplo: Wolvereco, Ciclops, Gambuta, Tempestade, esse vocês conhecem né. Tome nota nem sempre tem mutante com poderes legal, por exemplo, a Jubileu que tem poderes de criar fogos de artifício... Que porra de poder é esse???
  • Tecnológico: Você construiu ou comprou faz parte de um projeto altamente tecnológico, ou possui um corpo de andróide objeto erótico. Por exemplo: Homem de Ferro, que construiu sua armadura para escapar do cativeiro terrorista. Cyber Cops, um grupo militar com umas armaduras de borracha fodas. Megaman, sei la por que um doutor criou criança andróide !!!
  • Místico: Você é mago que estuda ocultismo (faz macumba), é um sacerdote ou xamã de alguma tradição, ou possui um item mágico com super-poderes. Por exemplo: Thor de Deus do Trovão (pinto duro) com o martelo místico. Gandalf, (nos amamos) o branco. Mestre do Ar (Avatar anime). Não vou falar do Harry Potter por que eu não curto, mas ele se encaixa aqui. Kratos (FILUDAPUTA tava esquecendo) com suas armas místicas matando tudo que porra que vê pela frente.
  • Equipamentos: Para quem não tem poderes deve recorrer a armas, boneca inflável veículos ou equipamentos diversos. Por exemplo: Batman (equipamentos), Justiceiro (armas de fogo), Speed Racer (veiculo)...Speed Racer é supers???
Cuidado!!! Não me vai montar um Power Ranger, onde os poderes so funcionam quando tem os cinco membros que são liderados por um cabeção, que tiram as armas do cu e precisam de cinco pessoas para segurar uma bazuca (por que não usa um jipe, como o rambo?). Não vai me cagar o jogo, hein!!!



Os milhonários Marvel

Vocês não são heróis de verdade, só sorria porra!!!


Bom, tai algumas dicas com alguns exemplos legais. Esclareceu as idéias né!!

2º Passo: Uniformes e Ideologia.

Essa é uma parte delicada que a maioria das pessoas se perde e é aqui que vai criar a cara do personagem. Lembra daquele ditado popular, " a primeira impressão é a que fica". Então qual é a impressão que seu personagem quer que o mundo tenha sobre ele. Vamos fazer um teste.

Imagina que surgem diante a você quatro sujeitos: 1 ) Ele aparece a noite e usa roupas escuras, devido ao manto negro que possui, você só consegue enxergar a silueta dele. 2 )  Aparece um sujeito com roupa personalizada amarela e rosa florescente. 3 ) Aparece um sujeito de calça jeans e jaqueta. 4) Aparece um sujeito com uma roupa personalidade de cores primaria (ou secundaria) demonstrando bem seus movimentos mantendo uma postura nobre, ético, profissional e humilde.

Qual seria as impressões, para o 1) ta escuro não vejo direito, talvez ele venha a me assaltar ou me matar. É melhor eu correr!! 2) quem é o palhaço haha. 3) Um cara normal como eu. 4) Quem é esse cara carismático? me intrigou !!!

Se não for esses pensamento pelo menos será algo do tipo. Conforme as descrições, o que mais se aproxima de ser um super heróis é o numero 4, os outros deixam duvida sobre suas intenções. Tire suas próprias conclusões:

Vô pega...

Olha meu cuqui, meu pinto faz a mesma coisa!

O que estou fazendo neste blog ???

Vendo viagra, quem quer??

Adoro uma coeca por cima das calças

Pega no meu martelo e balança.

Isso é para demonstrar que nome, uniforme, atitudes, influenciam muito no personagem. Não adianta você estar nas melhores intenções e as pessoas achar que você é um bandido (a não ser que seja de propósito como o Batman) ou você quer intimidar, mas as pessoas não param de dar risada de você. Vejam mais dicas:

Você ganha super-poderes e resolve ser super-herói. Cara idéia de usar um colan como nos quadrinho não da muito certo, a não ser que seu personagem seja invulnerável!!! Caso não, o mais lógico é um uniforme revestido com kevlar (tipo o Batman do Nolan) ou roupas de mais resistente como couro (filme do Demolidor: o homem sem dedo medo). Lembrando que fazer essas roupas também não é fácil, explique na história.

A roupa e seus atos descrevem sua intenção, ideologia ou  simbolismo (se você quiser simbolizar algum coisa. Veja os exemplos:

Roupas comuns:
Se seu personagem não usar uniforme - roupa comum - por diversas razões (falta de grana, preguiça ou falta de interesse) tudo bem, mas pode ficar difícil do mundo conhecê-lo, muito menos suas intenções, facilmente ele será confundido com um civil ou bandido. A não ser que seja exatamente esse o objetivo do personagem, agir no anonimato e sair sem deixar sua marca dispersando na multidão.

Roupas escuras:
Obviamente para aqueles que agem a noite, personagens furtivos que preferem agir em segredo ou dependem de uma estratégia. Roupas escuras ajudam a assustar os vilões, mas também assusta os civis, podendo facilmente ser confundido com um bandido.

Roupas Coloridas:
Contando que em qualquer lugar que você chegue, as pessoas não vão esperar você se apresentar, as roupas coloridas é uma ótima saída forma de se expressar sua intenção as cores primarias e secundarias são ótimas opções ( veja cromoterapia na net), exemplos conhecidos, bombeiros, guarda civil e militares, etc. É só bater os "zoio" e você já sabe o que é. Mas cuidado, colorido demais pode parecer um carnaval ou um palhaço.

Brasões:
A heráldica do personagem é muito importante para descrever quem ele é. Por exemplo: um símbolo que pareça uma ave terá uma analogia a alguém rápido e ágil. Um símbolo dourado trará elegância, confiança e nobreza. Um cifrão trará duvidas na confiabilidade do herói. Outros símbolos como, nazismo, comunismo e do curinthians, trarão outras ideologias, mas talvez não deixe claro que seu personagem queira o bem de  todos!!!

Codinome:
O codinome se encaixa perfeitamente na simbologia. Nomes agressivos para atitudes agressivas, nomes claros e ideológicos para atitudes nobres e justas. Beleza, esse foi fácil né.

Bônus: Tem um livro "Nossos Deuses são Super-heróis", onde o autor Joseph Campbell diz que há dois tipos de heróis. Os "Messiânicos" são aqueles que se sacrificando por aqueles que não podem lutar por si (fracos e oprimidos). E os "Golemicos" que são aqueles que determinada razão - vingança, revolta, redenção, etc - lutam por uma satisfação emocional.

ALGUEM PEIDOU AQUI!!!!! corre, corre corre carai!!!!!



Onde está Wolie??


LIga da Justiça por Alex Ross
Vai danada!!!

Quem vai ser o primeiro a comer a gostosa???


Quem chega por ultimo é a mulher do padre!!!


Vingadores classicos nunca morrem

Kratos denovo!! "eu to aqui por que tenho que aparecer em todas as postagens desse blog" 


VAI CURINTHIANS!!!!!!

Quem disse que mutante ta em extinção, da até pra fazer dois times de futbol!!




Homem-Piranha


Eterno Cavaleiro das Trevas (hoje eu traço o Robin)

Wolvas, matando ninja pra carai!!!

Quem nunca quiz fazer isso???

Para alegria da galera, as muiéradas por Ed Benes:



Liga da justiça (Piriguetes)

Ja pensou numa festinha com voce e essas minas??? Ai sim

Opa... Essa não é desenho!!!!!
Bom, essas são as minhas dicas para jogar RPG de super-herói. Acho que disse quase tudo, se me lembrar de algo posto nos comentários. Pretendo futuramente postar mais detalhes sobre Grupos de Supers, Super-Vilões e Como narrar Supers RPG.

Bom divertimento e um abraço a todos  
Fonte das imagens: http://www.unnecessaryumlaut.com/?tag=super-heros
http://www.meupapeldeparedegratis.net/comics/pages/superman-vs-batman.asp
http://www.sebodomessias.com.br/sebo/(S(ckhguda5jn2qwp554v1zfajs))/detalheproduto.aspx?idItem=270618
http://www.sjgames.com/gurps/books/supers/
http://www.grifonosso.com/2011/09/mutantes-e-malfeitores/
http://paranoidzine.blogspot.com/2010/06/liga-da-justica-vs-vingadores-2003204.html
http://www.blogdokedj.com/2011/06/angelina-jolie.html
http://comix.com.br/blog/?tag=vingadores
http://vivaosmemes.blogspot.com/2011/07/todos-os-power-rangers.html
http://bocaberta.org/2008/09/batman-15-interpretacoes-artisticas-diferentes.html
http://ralphdibnytheworld-famouselongatedman.blogspot.com/2011/03/top-20-rubbery-rivals-of-ralph.html
http://recintonerd.blogspot.com/2011/08/os-piores-vingadores-da-historia.html
http://macaxeirageral.net.br/2008/12/08/constantine-exorciza-hellboy/
http://cinefantastiqueonline.com/2010/10/zack-synder-to-direct-superman-re-boot/
http://www.marvel616.com/2009/08/homem-aranha-morte-bate-porta.html
http://edvaldoprado.wordpress.com/super-homem/
http://comicbooks.tumblr.com/post/90510176/wolverine-20-mark-millar-john-romita-jr-klaus-janson
http://rmonz.tumblr.com/post/2617922921/marvel-girls-by-ed-benes
http://www.comicartfans.com/gallerypiece.asp?piece=343040&gsub=22803
http://ebookee.org/Virgula-Girl-with-Bruna-Ferraz_159149.html

5 comentários:

  1. o homem borracha se fodeu,
    mandou a cara primeiro!!! será
    que ele queria dar uma cabeçada?

    ResponderExcluir
  2. Aproposito, na foto do Batman contra o supermen, o batman esta com um anel de kriptonita, por isso que Super ta tomando um piau. Imagina se fosse uma camisinha de kritonita o velho super tava literalmente fudido rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Agora imagine se ao invés do Batmam com a camisinha de kriptonita que citou fosse a mulher Gato so com um tapa sexo de kriptonita.Ai sim seria o fim do coitado!

    Agora algumas notas sobre esse artigo:
    - Você sabe o que quer dizer "panguão" sim! É sinonimo de Eduardo (Gordo, ou aquela "Vampira" da série Crepúsculo);

    - Eu queria ter os poderes da Jubileu... Se acha que criar fogos de artificio não serve pra nada é porque nunca deve ter visto a merda que dá quando eles explodem acidentalmente na mão de um corinthiano!
    (http://1.bp.blogspot.com/_DQJ2F1MttNk/SmH25QaEvjI/AAAAAAAABes/dawqu8cd3gQ/s400/Acidente+com+Roj%C3%A3o.JPG)
    Só pra constar... O poder da Jubileu é muito parecido com o da Gambit (Não dá pra questionar esse!), só que o gambit precisa energizar um objeto e a Jubileu não.

    - Os Power Rangers podem mofar sozinhos. Só se tornam inuteis quando o monstro faz uma ligação a cobrar pro celular-morfador deles quando eles começam a fazer pose pra vestir a fantasia.

    - Se eu vejo um cara como a opção 2 (sujeito com roupa personalizada amarela e rosa florescente) eu teria mais medo que se visse o da opção 1 (roupas escuras, devido ao manto negro que possui, você só consegue enxergar a silueta dele) e ia descer porrada no viado antes que ele pudesse fazer qualquer coisa suspeita perto de mim! (Cuidado crianças, homofobia agora é crime e vocês podem se ferrar com isso)

    - Super-heroi com o brasão do corinthiasn não é super-heroi, é super-marginal!

    - Esse Campbell esqueceu um tipo de heroi:
    Sortudos - Os caras que normalmente não estão nem ai, mas acabam sempre se metendo em alguma furada e por acidente salvam o dia com uma ação muito besta (Vide alguns personagens de filmes do Jackie Chan. Nada impede de um super heroi agir como um deles).

    ResponderExcluir