Pesquisa no Blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

RPG é Construtivismo

Salve Nerdaiada

"Onde coloco o nariz???"
Nesta postagem, estaremos falando sobre uma concepção do conhecimento chamada de CONSTRUTIVISMO!!!!!

Mestre, que diabos é esse tal de Construtivismo????

Clica ai eu explico


O que é Construtivismo???

Olha o mano Piaget!!!!
Segundo Fernando Becker, o Construtivismo significa: "a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como
algo terminado. Ele se constitui pela interação do Indivíduo com o meio físico e social,
com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de
sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal
modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e,
muito menos, pensamento."

Ou seja, o Construtivismo é uma concepção ou teoria de como adquirimos os conhecimentos. Onde os processos de aprendizagem são definidos pelo confronto de fatores interno do sujeito (conhecimento prévio), e externo (informação), construindo um novo conhecimento:

A (conhecimento prévio) + B (informação) = C novo conhecimento.

Dessa forma, podemos compreender que o conhecimento não é um objeto solido ou absoluto que não possa ser questionado. E também não despreza o sujeito colocando-o como papel principal durante o processo de aprendizagem. O pensador PIAGET foi quem popularizou a concepção no ramo cientifico e serviu de base para vários estudiosos da educação.

Construtivismo é método de ensino???



Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Construtivismo esta presente na educação brasileira, onde ele oferece diretrizes para o trabalho do professor, ou seja, não existe um método construtivista, mas é possível pensar em metodologia a partir da concepção construtivista. No conforme orientação do MEC todos nossos professores deveriam lecionar aulas construtivista, mas como é uma teoria difícil de compreender, muito difícil de trabalhar, é possível que a maioria de vocês nunca tenha tido uma aula que pudesse ser considerada construtivista. 

Ficou claro?...Não? Olha esse vídeo:


Legal mestre, mas o que isso tem a haver com o RPG???

Na concepção Construtivista, o papel do professor é o mesmo de um mestre de RPG. No construtivismo - diferente da abordagem tradicional onde o professor é autoridade absoluta - o professor assume o papel de mediador, parceiro, desafiador, facilitador, orientador, provocador, auxiliar do processo de aprendizagem do aluno. No RPG o mestre tem as mesmas funções de propor desafios aos jogadores, instruí-los em suas tarefas, facilitar caso haja necessidade, mas não fazer pelo jogador. Na aula, o professor da as ferramentas mais é o aluno que constrói o conhecimento. No RPG é o mestre que começar a narrar, mas é os jogadores que definem a história.!!!!!

RPG É CONSTRUTIVISMO

Em suma, a teoria do construtivismo e muitos mais complexa do que aparenta, mas resumidamente os processos rpgisticos são construtivistas, pois a partir que se inicia, ele não esta pre-definido, mas devido a participação de todos, principalmente dos jogadores, é que ocorre a construção de um bom jogo de RPG. Ta ai mais uma boa razão para você jogar RPG!



"E ai? Bora jogar uma RPG???"
Um abraço a todos!!!! 

3 comentários:

  1. Se não fossem os erros de portugês eu poderia jurar que não foi o Adilson que escreveu isso...

    Um texto tratado com seriedade e praticamente nenhuma brincadeira (Não se preocupe, não vou ser eu quem vai quebrar isso logo agora).

    Meus parabens, não pela postura (Não interessa ser sério ou não, o que conta é passar o recado), mas pela informação que é de grande serventia para TODOS, RPGistas ou não.

    OBS Pessoal: Eu tive um professor que seguia um conseito parecido com esse na sétima série... (Sim, minha memória é boa, já que minha idade não é tão baixa quanto minhas atitudes podem sugerir).
    Ele deu aula por três meses em substituição à professora de história. Não ensinava porra nenhuma! A aula dele era uma zona, foram os meses que eu menos peguei no caderno em minha vida de estudante (Sim, mesmo quando eu me dava uma semana de férias fora de época das aulas, ou mesmo matava elas por não suportar a atitude da puta ridícula que achava que dava aulas de psicologia no ensino médio, essa época eu bateu todas no meu não uso de anotações) e mesmo assim foram algumas das aulas mais construtivas que um professor pode me dar.
    O que ele fazia? Ao invés de nos fazer copiar textos imensos, dar palestras cansativas, passar questõezinhas ridículas e toda essa babaquice, esse professor nos fazia pensar.
    Nos dava poucas informações com as quais tinhamos de construir o que ele queria passar, todos participavam, falando besteiras ou coisas com algum sentido. Tinhamos de pesquisar, ir atrás da informação e interagir uns com os outros para garimpar os conhecimentos gerais de cada um e assim formar o todo que ele queria, depois disso ele explicava a história (Afinal a aula era de história) e dava as notas (Simbólicas, afinal, só não tinha nota quem não participava mesmo). O cara era um professor! Com ele posso dizer que aprendi algo na escola.

    ResponderExcluir
  2. Publicado aqui (quem me passou foi o prof. caio)!!! http://psicologia-fmu.blogspot.com/2011/11/rpg-e-construtivismo.html

    ResponderExcluir
  3. Ho, muito obrigado pelo apoio!!! Esses dias descobri que o MEC apoia o RPG (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12330) mas as instruções disponiveis no site não é suficiente, se for um professor que nunca jogou RPG antes, não vai conseguir inserir os jogos como ferramente para a aula! Estou estudando para desenvolver algum projeto nesse sentido, por enquanto so tenho idéias, mas quando tiver algo concreto estarei informando no blog hahaha
    Uma abraço a todos

    ResponderExcluir