Pesquisa no Blog

domingo, 29 de janeiro de 2012

Debate: Moral vs Ética vs Mestre Morfeu

Salve Nerdaiada

"Cara, cagar e pensar ao mesmo tempo é muito bom!!!!!!"
Vou aproveitar o espaço RPG Massacre para colocar mais um debate um tanto complicado (chiiii, lá vem o Morfeu cagar regra!!!) e rever nossos paradigmas!!! Bom divertimento...

"Seu emprego não é o que você é.
Nem quanto ganha ou quanto dinheiro tem no banco.
Nem o carro que dirrigi.
Nem o que tem dentro da carteira.
Nem as calças que veste.
Você é a merda ambulante da mundo."

Tyler Durden - Fight Club


Para iniciar vamos saber o que o dicionário Aulete diz que é moral:

Trabalhar honestamente é dificil hoje!!!!!!
Moral
(mo. ral)
sf.
1. Fil. Conjunto de regras de conduta, inerente ao espírito humano, aplicáveis de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, ou a grupo ou pessoa determinada, proveniente dos estudos filosóficos sobre a moral
2. Conjunto de regras e princípios de decência que orientam a conduta dos indivíduos de um grupo social ou sociedade (moral burguesa, moral cristã); MORALIDADE. [Antôn.: imoralidade.
3. Lição que se tira de uma história, de um fato etc; MORALIDADE: Não há fábula sem moral
sm.
4. O conjunto dos valores morais de cada um: Era dono de um moral inabalável 
5. Estado de espírito; ânimo: Essa notícia levantou o meu moral
a2g.
6. Ref. às regras de conduta e aos costumes aceitos em determinada sociedade (dever moral, valores morais); ÉTICO.
7. Que é conforme às regras dos bons costumes, da ética [Antôn.: imoral, indecente.
8. Que demonstra decência, integridade: O respeito aos mais velhos é uma obrigação moral
9. Ref. ao espírito, em oposição ao físico, ao material (sofrimento moral)
10. Fil. Ref. ao estudo filosófico da moral
[F.: Do lat. moralis. Ver tb. imoral e amoral.]
Moral da moral
1 Frase curta que resume uma lição moral aprendida ou depreendida de um relato, uma fábula, uma obra literária etc.
2 P.ext. Conclusão, ideia, julgamento etc. que se extrai de um fato, uma experiência etc.

Então vamos lá, Moral é um conjunto de regras de conduta criadas que pela sociedade ou por grupos de pessoas, que definem os valores e comportamento que deve ser seguido conforme uma perspectiva humana!!! Por exemplo: A moral religiosa seria práticas corretas, a moral civil seria cumprir seu papel conforme a legislação, a moral de um educador é ensinar.

Ok até ai? Vamos continuar...

Assim é difícil ser democrático!!!!

Ética

(é.ti.ca) 
sf.
1. Parte da filosofia que trata das questões e dos preceitos que se relacionam aos valores morais e à conduta humana.
2. Conjunto de princípios, normas e regras que devem ser seguidos para que se estabeleça um comportamento moral exemplar.
[F.: Do gr. ethiké, pelo lat. ethica.]
Agora fodeu tudo, vamos ver se entendi... A ética seria sob-regras dentro do que consideramos moral, serie de comportamentos ou preceitos que compelem ao moralismo!!!! Por exemplo: não coçar o nariz quando  tiver com visita em casa, não jogar lixo na rua, não falar mal pelas costas e assim por diante...

Putz ficou difícil agora, vamos tentar facilitar 

"A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social."

As práticas frequentes se tornam costumes e dos costumes definimos o que é certo e errado (moralismo). O que nos leva a ética que são aquelas regrinhas do dia-a-dia, que devemos fazer para ser considerado um cara moral dentro da sociedade que vivemos. 

"Até que funciona mesmo rapaz!!!!!!!"


Quer saber o que acho??? ...Está tudo errado, vivemos em uma sociedade imoral sem ética alguma!!!!

(Porra Morfeu, avacalhou!!! Explica para gente, por que esta tudo errado???)

Mestre Morfeu 

Lembrando que as frases a seguir são apenas "minha opinião" não o dono da verdade, só estou aproveitando meu direito de liberdade expressão (enquanto ainda tenho).

Frequentemente sou criticado por ser um cara antiético, burro, imoral, cabeça dura, analfabeto, fala muito palavrão (quem nunca falou palavrão coloca o dedo aqui!!!!...Ninguém né), ignorante e mais um monte de defeitos... Mas posso afirmar que sou resultado da sociedade que vivemos hoje!!!!!
Quando disse para minha mãe: "Mãe, quero ser ator", ela respondeu: "Não pode filho, para ser ator tem que ser bonito!!!!!" Caralho...Bem, minha mãe não teve muita instrução, mas que porra de orientação é essa que ela teve, e que muitas pessoas provavelmente também tiveram, que só as pessoas bonitas que poder ser artistas!!! Que porra de moral é essa???
Se eu andar pelado na rua (não é muito bonito), sou preso, mas no carnaval todo mundo pode ficar pelado!!! Se eu falo palavrão no blog (olha que tem aviso de conteúdo adulto) estou errado, mas criança escutando palavrão em musica de Funk pode, né!!!!! Tem mais merda...

Se a moral nasce de acordo com os costumes, certo??? Ok. Mas quando é inserido em nossos costumes práticas banais e fúteis, o que será que vai acontecer com a ética??? Vou dar alguns exemplos:

Tem bastante dinnheiro para enfiar no C... até explodir!!!!
Dinheiro

O Dinheiro - a razão por todas as guerras e cagadas do mundo - é algo de extrema importância na sociedade, por que para a sociedade é antiético ser pobre caralho, como assim??? (to ironizando). É verdade, não é sua saúde ou educação que importa, mas sim ter dinheiro!!!! Quando se tem dinheiro, você é mais bem recebido, melhor atendido, come melhor, ficam mais bonitas, as pessoas se torna até algum legal quanto tem dinheiro. Já o pobre é chato, feio, mal educado e come qualquer merda!!!!!!!
Julgar as pessoas pelo dinheiro que ela tem??? Mas que merda de ética é essa???? Fico puto quando falo que estou fazendo algo ai a pessoa diz: "e isso dá dinheiro?". Ô FDP, estou fazendo pelo meu crescimento intelectual/físico/espiritual, não pela porra do dinheiro. Sim, tudo bem que precisamos do dinheiro para sobreviver, mas não precisa ser escravo dessa merda.
E quando falamos em profissionalismo!!!!!! As pessoas ficam vangloriar estereótipos "milionários" por ai que ganham dinheiro "filhodaputando" por ai (acha eu to falando besteira??? Leia qualquer coisa de Karl Marx falando sobre capitalismo)!!! Me perdoe pessoas no mundo corporativo, mas ninguém ganha dinheiro fazerem boas ações!!!!!

Esporte

Cara até apoio esportes é bacana e faz bem saúde, todos nos deveríamos praticar. Mas é foda a SUPERVALORIÇÃO  de atletas, até hoje eu não entendo por que jogadores de futebol ganham milhões (talvez eu seja burro mesmo), tem gente morrendo de fome porra, por que dar toneladas de dinheiro para pessoas que só faz bem a si próprio (que moral é essa??? Não entendi).

Religião

Algumas religiões deixaram de ser uma concepção espiritual do mundo e esta se tornando um negocio lucrativo!!! É verdade tem gente ganhando dinheiro com isso, lançando CDs, DVDs...ficando famoso mesmo. As pessoas deveriam ter direito (livre arbítrio) de escolher suas religiões, não ser imposta pela sociedade!!! "Se não fizer o que eu digo, você vai pro inferno"... estamos fodidos!!!!!!

Quem precisa de Jesus Cristo????
Educação

Coitados, os problemas da educação vão muito além de moral e ética, mas como um professor me disse: "os problemas da sociedade refletem nas escolas". Ou seja, o problema não esta só nas escolas, tá na sociedade. Quando as pessoas entenderem que educação é responsabilidade de todos, quem sabe muda alguma coisa!!!!!!!

Capitalismo

Cara, teoricamente o capitalismo é muito bonito, todos tem suas chances, todos tem suas oportunidades, todos tem seus direitos!!!!!
Eu não quero propor um sistema socialista, nem sei qual sistema econômico é melhor que o capitalismo, mas a partir do momento que você vende sua moral e ética em troca de DINHEIRO, você está vendendo quem você é. Então se estamos nos vendendo, então quem somos???? Ai toda a futilidade a nossa volta, preconceito, alienação, guerra, tudo fortalece o capitalismo.

E o Blog ????

Os RPGistas por natureza possuem uma visão/criatividade além comum, logo o blog de RPG não precisa obedecer normas moralistas ou ética (contando que esteja dentro do permitido pela lei). Esse espaço é a oportunidade para falar do que todos gostam de falam, do jeito que todos gostariam de falar, mas ninguém fala. Talvez esse seja um ponto forte... ou ponto fraco!!
Pelo menos, não pego pessoas e as deixo como "ratos de laboratório" dentro de uma casa ou faço musicas banais como: NossanossaAssimvocêmemataAiseeutepegoaiaiseeutepego.

Você está admitido, demitido, admitido, demitido, hahahah posso fazer isso o dia todo por que tenho dinheiro!!!
Ainda tenho esperança! Os códigos de éticas variam de acordo com alguns pequenos grupos, e neles as coisas realmente funciona (a maioria grupo de nerds), ai quando esses pequenos grupos conquistarem mais respeito na sociedade e dar exemplo, talvez ai consigamos quebram antigos paradigmas.
Por exemplo, algo muito utilizado tempos atrás e pouco explora em nossa sociedade  é a Honra:

Honra

“(hon.ra)
sf.

1. Princípio de conduta pessoal fundamentado na ética, honestidade, coragem, e em outros traços de comportamento socialmente considerados virtuosos; DIGNIDADE; HONRADEZ: Mostrou que tinha um código de honra inflexível.[Antôn.: baixeza, indignidade. 
2. O sentimento particular de quem adota esse princípio: Preservou a honra como deputado.
3. Demonstração de respeito e reconhecimento para com pessoas de mérito: Marta merece receber todas as honras.
4. Castidade (da mulher); PUREZA; VIRTUDE: Defendeu a honra da irmã.
5. Ato de deferência, consideração: Concede-me a honra dessa dança?
6. Lugar de importância, relevo especial (presidente de honra).
7. Culto (a divindade); ADORAÇÃO; VENERAÇÃO: Rezaram um rosário em honra de Nosso Senhor.
[F.: 0 Dev. de honrar. Hom./Par.: honra (fl. de honrar).]
Por honra da firma
1 Para proteger a honra e o nome de devedor inadimplente (ao saldar seu compromisso)  bla : Saldou as d'edvidas do irm'e3o por honra da firma.
2 Fig. Joc. Para cumprir compromisso, mesmo que desnecessariamente  bla : Fora dispensado, mas compareceu assim mesmo, por honra da firma.
3 Fig. Joc. Sem motivo outro que não o de manter as aparências bla : Não é subordinado a ele, mas vem ouvir suas preleções por honra da firma.”

Embora exista varias interpretações em civilizações antigas, ainda assim é melhor do que a nossa moral e ética.
Deveríamos nos preocupar com o bem do próximo, trabalhar e desenvolver nossas capacidades intelectuais, físicas, espirituais, sociais, morais, éticas... deveríamos EVOLUIR, não idolatras ídolos fúteis, julgar pessoas pela quantidade de dinheiro que ela possuir ou respeitar pessoas coisa roupas de uma marca famosa. 
Pego emprestado às palavras de Tyler Durden: "Você não é seu emprego, nem seu dinheiro ou o que tem," você é um ser inteligente, racional, livre e responsável, prove que merece respeito, mostre ao mundo o que você é capaz, vamos nos ajudar, melhorar com o próximo, apenas assim é possível mover montanhas.
Por essas e outras, também faço minhas as palavras de R.Cezinha: "Chupa Sociedade Filodaputa!!!!!!!" 


A nossa sociedade merece uma...!!!!!!!!!!
Eu não sou o maior intelectual, o dono da razão, o senhor sabe-tudo. Não, não sou...Sou apenas alguém como você tentando sobreviver nesse mundo caótico. Não fiz essa postagem na dar as respostas mais sim para fazer as questões. O que é Ética e Moral??? Para que serve??? Será que ela esta melhorando a nossa sociedade??? Porque vivemos em uma sociedade problemática???? o que ta faltando para melhorar??? Quais são nossos valores??? Qual é meu valor??? O que é bonito??? O que é certo ou errado??? Estamos realmente preocupados se o mundo vai acabar ou não??? Quais seriam novos paradigmas adequados para nossos problemas????

Crie uma opinião, seja você...
.
.
.
.
.
Como já está tudo cagado, vou contar uma piada...

Um homem na praça vendendo maça: “Vendo maça com gosto de buceta, maça com gosto de buceta!!
Ai um sujeito passando se interessa: “Porra! Tem gosto de buceta mesmo? Me da uma.
Assim que ele experimenta, ele diz para o vendedor: “Pô, mas essa maça não esta com gosto de buceta, está com gosto de Cu!!!!
Ai o vendedor: “Vai virando que uma hora você chega lá!!!!!”

HAHAHAHAHAHA HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA HAHAHAHAHAHA HAHAHAHAHAHA
...Que merda.


Obrigado a todos!!!



Um comentário:

  1. ********* CHUPA SOCIEDADE FILO DA PUTA *************
    Belas palavras... preciso de maior tempo de reflexão p/ melhor postar um comentario, sobre (ate onde vejo), este sabio texto e/ou desabafo desse, no qual considero muito Mestre Morf's....
    parabens, estamos neste caminho juntos !!!!!!!

    ResponderExcluir