Pesquisa no Blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Entrevista com JAIME DANIEL!!!!!!

Salve Nerdaiada



Recentemente conheci uma figura, de certa forma, importante para o "movimento rpgistico" em São Paulo. Eu não entrevistei o cara, mas encontrei na net realizada pelo site www.rpgpara.com. O entrevistado é ninguém mais, ninguém menos, que Jaime Daniel!!!!! Cê conhece???... Cê conhece???... Cê conhece???... Não??? Então clica logo ai...


Para não tirar a credibilidade do site, não vou colocar a entrevista toda, mas olha um pedaço:

"2 – E quando foi que o RPG se tornou “trabalho” para você?
Bom, tem a questão de remunerado ou não…
Embora tenha feito um ou outro serviço remunerado, como organizar equipe de mestres na Bienal do Livro ou treinamento de executivos da Roche no Chile usando RPG, a grande maioria dos “trabalhos” que tive no RPG foi de graça. Meu primeiro trabalho pago real com RPG seria uma tradução para Devir, mas meu “emprego” de PAI chegou primeiro, e tive que deixar passar. Então, comecei a ganhar dinheiro com RPG com o blog Arca do Mestre (onde vendia material de segunda mão ou fora de linha) e depois aceitei o convite do Douglas “d3″ Gumarães para criar a d3store. Hoje, fora da loja, tenho novos planos, alguns remunerados e outros não. Estou entusiasmado com a volta do Domingo RPG, da Arca do Mestre (com outro enfoque) e de um outro projeto que logo devo divulgar e espero que todos participem, inclusive vocês! 
3 – Você foi membro da Ludus Culturalis (Uma ONG dedicada à promoção da qualidade de educação e inclusão social por meio de estratégias lúdicas utilizando o RPG) e por dois anos foi o seu presidente, nos fale um pouco sobre a criação da Ludus e dos trabalhos realizados por ela.
Na verdade, fui presidente por quatro anos, pois fui reeleito! E aí fui eleito Diretor Secretário, pois o estatuto não permitia outra reeleição.
A LUDUS CULTURALIS foi criada com o objetivo básico de promover o Simpósio RPG e Educação, que teve quatro edições entre 2001 e 2008, fundada por educadores e praticantes de RPG que queriam demostrar que o RPG podia ser algo mais além de excelente forma de entretenimento. Creio que as principais conquistas da LUDUS foram:
- I, II, III e IV Simpósios RPG & Educação: Mais de 2.000 pessoas, entre professores, educadores e interessados, participaram das quatro edições, sendo que já começaram os preparativos para a quinta edição em 2008; com apoio da Devir Livraria, Terramédia, Apeoesp, SIMPEEM, Confraria das Idéias, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, Centro Cultural São Paulo, SIMPEEM, Revista abcEducatio, Secretaria Municipal de Educação, Círculo de Leituras, Fundação Volkswagen e UNINOVE.
- I e II Colóquios Curitiba RPG Educação: realizados em Curitiba/PR em 2003 e 2004, com apoio da Prefeitura da Cidade de Curitiba, da Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural de Curitiba, Terramédia, Itiban, Secretaria Municipal de Cultura e Gibiteca de Curitiba.
- Projeto RPG nos CEUs: durante 14 meses, mais de 4000 pessoas jogaram RPG nas unidades CEU (Centro Educacional Unificado) da Prefeitura de São Paulo, um processo que mobilizou 134 narradores voluntários em 192 visitas às 21 unidades de setembro a dezembro de 2003 e de março a dezembro de 2004.
- DIA D RPG: A LUDUS (na pessoa de Carlos “Caco” Lourenço) foi uma das participantes do I e II Dia D RPG, evento simultâneo que aconteceu ( e acontece, né?) em DIVERSAS cidades brasileiras, de todas as regiões do país, desde 2007.
- A travessia do Liso do Suçuarão: uma aventura pelo Grande Sertão de João Guimarães Rosa. Publicação de uma aventura-solo baseada na obra Grandes Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, na Revista do Ensino Médio do MEC (jan. 2004), com tiragem de 400 mil exemplares, distribuída em todo o território nacional.
- Teomaquia: a batalha pelo Olimpo. Aventura especialmente elaborada para treinamento de executivos, a pedido da Roche Farmacêutica, aplicada em Santiago, Chile, em agosto de 2006.
- Anais do I Simpósio RPG & Educação: transcrição das palestras do I Simpósio RPG & Educação, publicado em parceria com a Devir Livraria em 2004.
- Domingos de RPG na Casa das Rosas: encontros temáticos de RPG que aconteceram na Cada das Rosas, em São Paulo/SP, durante o mês de setembro de 2005, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual de Cultura e o Espaço Haroldo de Campos de Literatura e Poesia.
- Jornadas Lúdicas: realizadas em janeiro e fevereiro de 2006, um encontro para fãs de RPG, cardgames e jogos de tabuleiro, em parceria com o SESC Pinheiros, em São Paulo/SP.
- Participação em grandes eventos de RPG, como as últimas edições do Encontro Internacional de RPG de São Paulo/SP e Curitiba/PR, e do RPG & Cultura de João Pessoa/PB.
- Palestras e oficinas, voltadas tanto para jovens quanto para educadores, que realizamos com grande satisfação em escolas, faculdades, empresas e instituições como: Externato Nerina Adelfa Ugliengo (Ribeirão Pires/SP); EMEF ‘Antonio Carlos de Andrada e Silva’ (São Paulo/SP); Colégio Senemby – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (Caieiras/SP); Colégio Marupiara – Ensino Fundamental e Médio (São Paulo/SP); Colégio Objetivo (Campos do Jordão/SP); Faculdades Associadas de Cotia (Cotia/SP); Círculo de Discussão da Meta-Arte, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo (São Paulo/SP); Centro Comunitário de Vila Nova Cachoeirinha (São Paulo/SP); Escola Bosque – Educação Infantil e Ensino Fundamental (São Paulo/SP); Laboratório Aché (São Paulo/SP); Grupo Votorantim (várias cidades do Estado de São Paulo); Instituto Mairiporã de Ensino Superior (Mairiporã/SP); SESC – Ipiranga, Belenzinho, Interlagos, Pinheiros, Santos, São Caetano, Consolação, Taubaté e outros (SP); EE Domingos Mignone (Taboão da Serra/SP); Fórum da Juventude Ativista (São Paulo/SP); CLIP REBI (São Bernardo do Campo/SP); Fórum de Educação para a Não Violência (São Paulo/SP); Fundação Bradesco (Osasco/SP); EMEF Prof. Afrânio de Mello Franco(São Paulo/SP); EMEF Euclides da Cunha (São Paulo/SP); Colégio Saint Clair (São Paulo/SP), Colégio Objetivo (São Paulo/SP), EE Toufic Juliano (Carapicuíba/SP), 19ª Bienal do Livro (São Paulo/SP), Centro de Cultura Da Juventude da Prefeitura do Município de São Paulo-CCJ, e as bibliotecas municipais Paulo Duarte, Malba Tahan e Monteiro Lobato (São Paulo/SP).
Isso para não citar as entrevistas para TV, jornais, revistas e diversas outras participações que vou acabar esquecendo de citar.


Isso foi pouco? Muito? Não sei, mas tenho a impressão que ficou coisa por haver… Ainda tinha muita coisa que a LUDUS poderia fazer… Mas tudo tem seu momento. E eu já estava cansado daqueles que tentavam promover-se com a LUDUS, e outros que queriam denegrir nossa imagem, insinuando que eramos caixa-dois da Devir, ou que nós tinhamos sido criados apenas para criar um argumento de defesa do RPG contra as acusações de envolvimentos com crimes. Não ter que lidar com esses patetas ignorantes já serve de algum consolo pra mim" 
A entrevista na integra está aqui: http://www.rpgpara.com/entrevista-jaime-daniel-cancela/.
Eu indico e conselho todos os RPGistas que tem respeito a si mesmo como jogador, ler essa entrevista!!!!!
Moral da História
Por que há pouca divulgação sobre RPG??? Por que é tão difícil encontrar informação sobre RPG??? Por que os livros de RPG são tão caros??? Por que os RPGistas sempre tem que jogar nos nas sombras, becos, e porões escuros???
Só se você tiver entendi o recado vai perceber que o problema é maior. E não vai ser resolvido enquanto a ficha dos jogadores de RPG cair e sacar que para fazer mudanças é necessário primeiro nos unir, como jogadores de futebol se reúnem no final de semana, ou os jogadores de poker, ou gamers e afins. Nos jogadores de RPG possuímos identidade diferente e temos que admito isso...
Mais informações:
um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário