Pesquisa no Blog

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Toni Tornado e a BlackRio por Jony Pereira

Fala ai gente boa, ói nois aqui otra veiz!!!!!!!

Nessa portagem vou falar sobre um movimento que surgiu em plena ditadura militar no Brasil ( não disse que eu gosto muito das décadas de 60 e 70 rsrs), e sobre um dos caras que foram muito importantes para a divulgação desse movimento.
Toni Tornado 


                                           Movimento Black Rio 


  
Bom vamos começar. Tudo o que vou escrever aqui é baseado na "Revista de História da Biblioteca Nacional" e no site ABC urbana (associação brasileira de cultura) link do site http://www.abcurbana.com.br/?p=139

A ideia aqui não é fazer uma biografia de Toni Tornado mas sim o que o fez se engajar na luta social e na black music. 
Toni desafiou a ditadura militar foi preso 9 vezes no Dops (departamento de ordem política e social), seus discos apreendidos e no inicio dos anos 70 foi exilado, passando por alguns países como Uruguai, Angola, Egito, Tchecoslováquia e Cuba. aos 34 anos (em 1965, um ano depois do inicio da ditadura) ele teve contato com a cultura negra americana, e esse contato coma cultura foi o que basicamente definiu o resto de sua vida. Toni foi para os EUA como imigrante clandestino, conhecendo la o racismo mas também a luta social e politica por direitos civis travada pelos negros. Conheceu também o movimento revolucionário dos panteras negras ( inclusive me veio a ideia agora de esse ser o assunto da minha próxima postagem kkkkkk, ia falar por cima agora, mas é melhor deixar pra falar melhor depois),

                            Panteras Negras(Black Panthers)

e ouviu de perto as propostas do BLACK POWER, "movimento que reivindicava para os afro-americanos o controle de instituições políticas e econômicas". 

                                                   Movimento Black Power


E teve a oportunidade de conhecer um dos maiores líderes da luta pelos direitos civis americanos que foi Stokely Carmichael que inclusive foi quem lançou a expressão Black Power em 1966. Toni Tornado viveu tudo isso no período em que morava no Harlem em Nova York.

                                                        Stokely Carmichael


Ainda foi apresentado ao soul, que vem da fusão do gospel com o rhythm'n blues. A soul music veio para levantar a autoestima dos afro-americanos e no Brasil esse movimento, que chegou com mais força na década de 70, conquistou jovens negros que queriam ter reconhecimento social. Quando Toni voltou para o Rio de Janeiro o movimento afro ainda não era tão popular no Brasil e o seu jeito de se vestir e suas expressões corporais causavam espanto. Nas suas musicas ele falava dos problemas sociais e questionava a "democracia racial" divulgada pelo governo militar, trazendo assim a tona o problema da exclusão social. Nos subúrbios do Rio de Janeiro os jovens negros se reuniam em bailes e em festas ouvindo musicas estrangeiros ou interpretações de composições em inglês por brasileiros. Dai que nasce o maior movimento soul que foi intitulado pela imprensa carioca como Black Rio, que estimulou a criação de grupos em outras cidades como por exemplo Black Bahia, Black São Paulo e outros. E o mais incrível é que esse movimento se levantou em pleno auge da ditadura militar. 

                                              O Templo do Soul – Black Rio
                                  
                                      ai sim hein, estilo black rio, que tempo bom rsrs

Mas foi no V Festival Internacional da Canção (FIC) que ficou claro a influencia do soul na cultura musical e social da época. Toni Tornado junto com o trio ternura,


interpretou a musica BR 3 fazendo referencia a BR 135 que fazia ligação do Rio de Janeiro a Belo   Horizonte, composta por Antônio Adolfo e Tibério Gaspar. Essa musica fazia uma comparação entre o momento difícil em que viviam com a perigosa via interestadual. O juri escolheu a interpretação de Toni em primeiro lugar, e com essa vitoria o cantor ganhou reconhecimento e também uma atenção especial dos militares. Toni passou a ser visto como um líder negro com a mesma capacidade e as mesmas intenções dos panteras negras, e como foi dito no começo ele foi censurado e exilado mas mesmo nesse período ele vivia o auge da sua carreira.


                                

Na sua letra "uma ideia" com um arranjo instrumental lembrando a musica gospel, tem um verso que ele diz "eu sei que a sombra das mãos joga no chão a mesma cor" ele expressa a ideia que todos os homens são iguais. O maior ato de protesto de Toni foi quando ele se apresentou com Elis Regina no VI FIC cantando a musica Black is beautiful. Enquanto Elis cantava ele cerrou os punhos no ar, o gesto característico dos Panteras Negras. Ele saiu preso e algemado do ginásio.Toni Tornado incomodava os militares e os grupos mais conservadores da sociedade, e apos sofres ameaças ele foi exilado no inicio dos anos 70. Toni diz em entrevista no Rio de Janeiro em 2009: " Eles (os militares) aproveitaram a oportunidade porque 'pô, esse negão tá agitando, vamos mandar ele embora. Ele tá falando pra negrada não alisar mais o cabelo. Ele ta falando que a maneira de se vestir é outra'...entende? 'ele é pernicioso'". Toni voltou ao Brasil em 1972, ele parou de cantar mas é inegável sua contribuição para a black music no Brasil, ate mesmo pelo momento difícil em que foram criadas. 

E a respeito do movimento Black Rio, assim diz no site 
"Esta é a história em documentário não contada do Movimento Black Rio do Rio de Janeiro, que teve lugar durante o tumultuado período dos anos de 1960 e 1970. Esta é a história contada pelos pioneiros deste movimento que narra a história da emancipação política negra e como os afro-brasileiros utilizaram os produtos culturais afro-americanos como instrumentos de libertação e de identidade."

"Esta é a história não contada que está definido no contexto de uma sociedade racista que exigia exclusão social a um conceito imaginário de uma raça brasileira. Esta é a história de como os negros do Rio de Janeiro acabaram perseguidos e presos por simplesmente querer usar as letras edificantes de James Brown etc e tal, o uso de cabelos afros e calças bellbottom para conquistarem as suas identidades."

Enfim é isso, espero que tenham paciência de ler, tentei falar um pouco de Toni Tornado e um pouco do movimento Black Rio. Tem muita coisa ainda mas tentei ser o mais breve possível (acho que não consegui kkkkkkk). Caso se interessem leiam um resumam sobre o movimento Black Rio nesse site    http://arquivodosambarock.blogspot.com.br/2010/07/o-movimento-black-rio.html, se me perguntarem se gosto desse movimento ai eu digo PODE CRÊ AMIZADE rsrs.
Pra terminar fica ai um som do Toni Tornado

                                     Tony Tornado pode cre amizade
                                  

FLWWWWWWWWWWWWWWWW RAPA. ATE A PRÓXIMA. FIQUEM COM DEUS.

4 comentários:

  1. Cara, meus parabéns, sou um mega fã do tornado e do movimento. É legal quando encontramos alguém que compreende as coisas, e ao tentar expressa-las toma o maxximo de cuidado para não subverter, ou distorcer, muito bom meu velho!

    ResponderExcluir
  2. opa mano, valeu, muito bom ler isso de um veterano do rpg massacre. quando eu falei nas minhas duas postagens que gosto dos anos 60 e 70 eu falo realmente serio, essa época por mais difícil que tenha sido, foi a época também que surgiu uma arte pura creio eu assim, ali era só os fortes e corajosos mano kkkkkkkkk, quem manja manja quem não manja balança a cabeça e despenteia a franja kkkkkkkkkkk e esse foi e é um cara que manja, a cultura da época é forte e a arte era feita por amor. Hoje ainda existe um povo que curte a arte por amor msm e eu vejo isso no povo do rpg massacre que faz porque gosta, por isso que me sinto a vontade nesse blog kkkkkk, agradeço a Deus por isso e a vcs pelo convite, vlwwwwwwwww mano pelo comentario.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia nada sobre este movimento (nem sabia que existiu algo assim), muito interessante saber isso, postagem muito boa e informativa.

    ResponderExcluir
  4. valeu massacote, é bom saber que essa postagem contribuiu, e espero somar cada vez mais com o blog.

    ResponderExcluir