Pesquisa no Blog

sexta-feira, 8 de março de 2013

POR QUE CDZ É LEGAL PARA CARALHO??? Parte 2: SAGA G por Mestre Morfeu!!

Salve Nerdaiada



Nesta postagem continuaremos a discussão sobre o porquê a série dos cavaleiros é legal pra caramba??? Agora na segunda parte, falaremos sobre a Saga G (Gold). Sim, a série dos cavaleiros de ouro!!!!!

Clica ai nessa jossa para saber mais...







A Saga G saiu apenas no mangá, e o autor Megumu Okada que assume, tem a difícil tarefa de trabalhar com os melhores personagens e os mais poderosos personagens da série. Aqui os cavaleiros de bronze são finalmente deixados de lado, focando apenas nos cavaleiros de ouro. O que nos leva a questão: “Se os cavaleiros de ouros são os cavaleiros mais poderosos, quem eles vão enfrentar???”... Os 12 do zodíaco enfrentam ninguém mais, ninguém menos que os TITÃS!!!!!!!


Vejam algumas ilustrações no vídeo!!!


Enredo

A história se passa 6 anos antes da série clássica, anos depois da considerada traição de Aioros de Sagitário. Entre os prólogos e epílogos, o autor Megumu acaba assumindo a responsabilidade de tampar os buracos da série clássica, o que da um trabalho da porra, mas ele faz muito bem!!!
O mangá consegue fazer discussões que vão além da série, esclarecendo como o santuário se ocultas do mundo, quais as relações politicas do santuário com os outros países, cavaleiros de outras culturas além da grega, etc...


Personagens

O protagonista é Aiolia de Leão que entre uma batalha e outra, intercala as lutas com outros cavaleiros de ouro, reapresentando os personagens a série. Uma boa sacada do autor é explorar o legado de Aioros, irmão mais velho de Aiolia de Leão que na época não era cavaleiro ainda quando foi ele é considerado traidor. Aiolia sofre a estigma de ser “irmão do traidor”, que durante as histórias ele vai desenvolvendo essa relação de confiança com os outros cavaleiros. Além disso, Aiolia é acompanhado por dois servos, Garan e Litos, que acabam sendo mentores ou suportes para construção dos valores do personagem. Boa Megumu!!!

Outros personagens que se destacam entre os cavaleiros de ouros são: Aldebaran de Touro, Shaka de Virgem, Milo de escorpião (como alívio cômico), Shura de Capricórnio, Camus de Aquário.

Trama

No trama, os Titãs retornam para libertar o rei Cronos, reclamando o mundo que era deles, alegando que foram usurpados pode Zeus. Contudo Zeus o havia deixado uma prisão de relâmpagos, que só poderia ser libertado por outra poder equivalente. Ai onde entra Aiolia, nessa série o autor alterou a teoria de poderes do cavaleiro de Leâo (ele tinha uma antes???), agora seus golpes geram relâmpagos, o que o torna a única pessoa capaz de libertar Cronos, sendo peça principal dos planos dos Titãs. 


Ação

A ação é lidada muito bem, digna dos cavaleiros clássicos! Durante a série, o autor deixa bem claro o porquê os cavaleiros de ouro são os mais fortes!!! Cada personagem é apresentado acompanhando de um combate com uma fantástica demonstração de poder, que gera uma indecisão de qual é o mais poderoso!!!
A cena que sempre me surpreende, é quando Aiolia invade sozinho o reino dos titãs, esporradeando os exércitos de Cronos por várias páginas. Fantástico!!!!!!!!

Traços

Uma das maiores críticas ao mangá é os traços do Megumu. Seu maior mérito é seu ponto fraco. Ele capricha muito nas armaduras, as deixando ricas em detalhes e elegância, os Cenários também são repletos de informação. O problema é quando se inicia os combates, que através do papel em preto e branco o autor tenta reproduzir os efeitos dos poderes dos cavaleiros (cosmo, explosões, rochas voando), o desenho vira um emaranhado de traços confuso, onde você leva mais 3 segundo para entender o desenho, tendo que ler alguns balões para  facilitar o entendimento... Às vezes, nem lendo você entende o que o cara desenhou!!!!!!!!!!

Teste você mesmo, conte quanto tempo você leva para entender todas as imagens!!!!!!


E ai, demorou muito???
Então olha esse...


Críticas Negativas

O roteiro começa muito bem, discutindo e trabalhando uma nova proposta da trama, mas no meio da série ele começa a dar escorregões.
Em todas as edições o autor sempre faz a reflexão dos valores humanos em relação aos deuses, onde os combates definem com uma lição moral dos dessas reflexões. O problema é que isso fica cansativo para o leitor “mastigar o mesmo chiclete”, como se não houvesse mais nenhum assunto para discutir!!!!!
Outro ponto que desagrada é falta de distribuição dos personagens no trama. Tudo bem que Aiolia é o principal, mas tem um momento da história em que outros cavaleiros chegam para ajudar, mas o roteiro ainda insiste em manter apenas o cavaleiro de leão lutando repetidamente, enquanto o resto só assistem... Obvio que nos, fãs, queremos ver todos os cavaleiros de ouro sair no braço!!!!!!
Focando a história apenas em Aiolia, o autor vai enfudencendo o personagem que ele chega a um nível de poder tão alto que supera os outros cavaleiros de ouro e fica difícil engolir/explicar a futura derrota para os cavaleiros de bronze (serie clássica). 


Se fosse no RPG

O trama e a construção dos personagens estão boas, mas como esses elementos são administrador fica cansativo. No entanto, entendo que se fosse uma mesa de RPG, o mestre teria muito trabalho em lidar com 12 personagens superpoderosos (ai complica). Imagina como você lidaria com 12 Super-Homens????

Caso você queira narrar, uma aventura desse porte, exige muito talento do mestre  para lidar com os combates e o enredo da história. Ajuda se usar menos personagens possíveis, ou seja, só os personagens dos jogadores e poucos PDM. 
Outro problema seria a forma de evolução dos personagens em caso de uma campanha. Nos jogos    convencionais  de RPG, os personagem começam do zero,  na campanha de ouro, os personagens  estaria poderosos!!!!
Então cabe ao mestre uma reformulação dos conceitos do cenário e pensar como lidar com as regras.

Não indico para mestres iniciantes, mas se você estiver interessado, bom desafio!!!!!!!! 


Embora a série tenha falhas, é umas melhores histórias da série CDZ. Gostaria muito que fizessem em anime, mas enquanto não, continuamos acompanhando os quadrinhos!!!!!!!
Em breve postarei a parte III: Saga Omega!!!!!!!


 

Um abraço a todos!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário