Pesquisa no Blog

terça-feira, 9 de abril de 2013

POR QUE CDZ É LEGAL PARA CARALHO??? Parte 3: Série OMEGA por Mestre Morfeu!!!

Salve Nerdaiada


Nessas semanas está concluindo a série dos Cavaleiros dos Zodíaco Omega. A série foi polêmica pelos novos traços e por lançar uma nova proposta. Será que deu certo???


"Jovens, queime o cosmo em seus corações"
Antes de começarem vejam a abertura:

Abertura 2



Clique aqui para ver a primeira parte Série Clássica.

Clique aqui para ver a segunda parte Saga Gold.

Como vocês puderam ver nas aberturas - com a autorização de Kurumada mas com a produtora diferente - a saga Omega vem usando os mesmos elementos da série clássica e propondo novas ideias para agregar a mitologia. O que na minha opinião, os caras acertam em cheio nesse equilíbrio!!!!

Cenários
Esse cenário é continuação do que conhecemos na série clássica. O roteiro tem a grande habilidade de resgatar os elementos clássicos (gerando uma nostalgia da porra) e equilibrando com novos elementos a série, questionando, discutindo, explorando novas possibilidades e até corrigindo cagadas da série anterior.
Um dos pontos fortes desse novo cenário, é que os cavaleiros agora tem "teoria de poderes". Na série clássica ficávamos horas tentando entender os poderes dos personagens. Por exemplo: nos fãs, nunca descobrimos se o Shiryu invertia a água da cachoeira por que seu poder era manipular água ou era inverter a gravidade???... Nunca vamos saber!!!
No Omega, os cavaleiros agora usam o cosmo para manipular os elementos: ar, relâmpago, terra, água, fogo, luz e trevas. Cada elemento tem vantagem contra e fraqueza contra o outro, o que impede de ter um cavaleiro invencível (confira como funciona na ilustração a baixo)!!!

Simbolo dos poderes elementais do cavaleiros!!!
Talvez alguns fiquem tristes por perder parte do conceito cientifico/físico/cósmico, mas foi o preço pago, em troca de organizar a bagunça.
Outro exemplo muito bom, é envolvendo a personagem Yuna, que é uma amazona. Na série clássica, todos nos sabemos que todas mulheres usavam mascaras. Isso é reapresentado na série, contudo a personagem Yuna começa a questionar se essas tradições podem influenciar na lealdade como cavaleira, ou seja, a série esta discutindo o próprio cenário, o que fantástico!!! E a personagem acaba se desprendendo desses dogmas.
As armaduras estão diferentes também, agora os cavaleiros possuem cristais, que conjuram do cosmos suas armaduras.


Animação

Os traços sãos mais simples e infantilizados, o que deixa claro que mesmo mantendo os elementos clássicos para agradar o publico antigo, a nova proposta do desenho mais infantil e colorido é atrair a um novo publico mais jovem. 
Alguns até questionaram que poderia ser uma concorrência a geração Naruto, mas acho que não, a qualidade da animação é básica como a clássica, mesmo com os recursos modernos para animação, a dinâmica do Omega é bem similar com a clássica, se mantendo inferior a qualquer animação atual.
Se pudesse definir a animação em uma palavra, diria que o desenho esta, bonito!!!


Ação

A ação é algo que faz os fã clássicos torcerem o nariz. Devido o objetivo de atingir um publico mais jovem, as lutas estão menos violenta. Ainda mantem o mesmo dinamismo, mas o sangue e mortes violentas foram quase retiradas totalmente. Isso é triste!!!! 


Personagens

O novo cavaleiro de Pégasus é Kouga!!! Kouga não tem a mesma autoconfiança e determinação do Seiya, em muitos episódios ele se questiona. Mas sua coragem é inabalável, honrando o pegasus original.
Temos outros personagens como Soma de Leão Menor, cujo seu pai era o líder os cavaleiros de prata que foi morto traiçoeiramente. Soma vive a sombra de pai, buscando uma vingança cega. Ele é responsável pelos episódios mais emocionantes da série. 
Yuna de águia a amazona que não usa máscara. Ela é a consciência do grupo, ela tem um papel fundamental para o grupo, principalmente para sanidade de Kouga!!! Seguido por Haruto de Lobo, se a série é também baseada na cultura japonesa, por que não haver um cavaleiro ninja?
Temos também Ryuho de Dragão, filho do Shiryu. que é a maior ligação com série anterior, o que lhe da a nostalgia e o ar da série clássica. Os outros cavaleiros de bronze da clássica, (Urso, unicórnio, hidra) também aparecem como mentores.

Os antagonistas e todo o trama são orquestrados por Marte, o deus da Guerra e sua família caótica. 
Eden de Orion, que é o inimigo/aliado de Kouga, eles saem no quebra varias vezes durante a série e são responsáveis pelos melhores combates.
Sua irmã mais velha Sonia de Vespa, arqui-inimiga de Soma, os dois juntos compõem os episódios mais dramáticos da série.
E a mãe de Eden, Medea, sempre com uma bola de cristal tramando, ela tem uma grande contribuição para a historia (não vou revelar spoilers).

Os Lendários Cavaleiros, não estão participando diretamente da história, mas estão lá. O que foi uma ótima sacada do roteirista, ele criou um problemas para os cavaleiros lendários (informo mais a frente), para surgir a necessidade dos novos personagens. Shun aparece como peregrino curandeiro. Shiryu agora guarda as 5 montanhas. Hyoga virou um eremita. Ikki, é citado mas não dá as caras pra varias!!! O Seiya... não vou entregar, mas ja adianto, temos a oportunidade de rever o Pégaso ryu sei ken... Muito Foda!!!


Enredo
A série começa reapresentando o cenário fazendo relação com os novos personagens. O roteirista não tem pressa para desenrolar a história e apresentar os personagens a cada episódio, sendo Kouga  o mais incompleto, que vai se formando durante a série com a ajuda dos outros personagens.  
As aventuras seguem o mesmo enredo da série clássica, acompanhada com uma nova trilha sonora  parecida e tão boa quanto a anterior. As primeiras aventuras são combates menores contra cavaleiros de bronze (sim, os cavaleiros de bronze exigem em maior quantidade dessa vez). Depois que a treta fica séria, vem os cavaleiros de prata e por fim os cavaleiros de ouro.
Uma observação comparando com a série clássica, sempre achei meio foda os cavaleiros de bronze  derrubar um cavaleiro de prata no mano a mano, lembro do Seiya ter derrubado uns três sozinho!!! Já no Omega os cavaleiros inicialmente apanham dos cavaleiros de prata, sendo necessário lutarem juntos e usarem estratégias para vencer. E aos poucos, conforme vão ganhando pontos de experiências, vão conseguindo lutar sozinhos. O mesmo raciocínio é usado nos cavaleiros de ouro.  


Trama

Vai ter Spoiler aqui hein!!

Toda a série se baseia num combate (não teve em animação, só nos mangás) onde os 5 cavaleiros lendários de bronze lutavam contra Marte. No meio da brinca surgiram duas crianças, uma delas é Kouga que está destinado as trevas. E a outra criança é Aria, uma criança destinada a luz.

O fato que é no meio da briga da bosta para todos os lados. Uma outra entidade das sombras mais poderosa, da seus primeiros indícios que pode aparecer e fode todo mundo. Os cavaleiros de bronze ficam amaldiçoados com a "marca do demônio", que toda vez que forem usar o cosmo, a marca consome suas almas. Marte também ficou ferido e descobriu que não poderia dominar o mundo a força, pois pode convocar indevidamente tal entidade, então orquestra um trama de anos para dominar o santuário e o mundo. 

O que faz muito sentido para mim!!!!!!! Por exemplo: antes de dominar o santuário, Marte já escolhe cavaleiros, aliados a ele, para assumirem as armaduras de ouro (eu faria o mesmo, se eu fosse o dono das 12 casas, os cavaleiros de ouro seriam meus trutas).


Onde finalmente chegamos em Kouga e Aria. No meio da bagunça Kouga é resgatado por Atena, que o educa assumindo o papel de mãe, e o treina com a habilidade da luz para ser o futuro cavaleiro de pégasus!!! Por outro lado, Aria fica sob forças de Marte, que manipula a jovem com o poder da luz em seus planos de conquista. O fato é que o poder dela é subestimado pelo inimigo, e ela se torna fundamental para os heróis!!!

O resto do trama não vou explicar, no final acaba dando vários reviravoltas ao qual tem um final que não consegui prever e me surpreendeu. Que foda!!!

Ponto fraco

Mesmo tendo diminui a violência e deixando os traços mais simples, acho que os caras cagaram de verdade foi nos cavaleiros de ouro!!!! Visualmente as 12 casas ficam muito mais interessantes, mas no roteiro, parece que os caras ficaram com preguiça. Os cavaleiros de ouro não estão mais com as personalidades imponentes, o que perde um pouco o valor deles na história.

A demonstração de poder deles também é insatisfatória, vou dar um exemplo. Para nos que estamos assistindo a partir das perspectiva dos cavaleiros de bronze, não vemos os golpes dos cavaleiros de ouro. Nessa nova versão, podemos ver os golpes dos cavaleiros de ouro, como se eles não possuíssem o sétimo sentido, fora o fato de alguns deles serem derrotados com um único golpe dos cavaleiros de bronze, o que dá a entender que esses cavaleiros de ouros são mais fracos que os anteriores.
Sem querer ser advogado do diabo, mas já sendo, ha uma possibilidade dos cavaleiros de ouros serem mais fracos de propósito. Na série clássica, quando os bronze foram enfrentar os ouros, os ouros já tinham um currículo, um histórico de batalhas. Já esses novos cavaleiros no Omega, a maioria deles são recém formados como cavaleiros de ouro, o que na logica, são menos experientes.   

O resultado disso, vemos os cavaleiros de bronze sendo teleportados de uma casa para outra em alguns momento sem sentido (acho que o roteirista se perdeu), e eles acabam atravessando as doze casas mais rápido e menos sofrido do que a série clássica. É um ou outros que sai um briga de responsa!!! 


Se fosse no RPG????

Embora os poréns da série, o cenários esta bem melhor trabalhado, ele corrigiu a maioria dos erros da série clássica, equilibrou os poderes de todos os personagens e há uma uma teoria de superpoderes para sustentar os cavaleiros. Entre todos os cenário do CDZ, esse é o mais jogável RPGisticamente. 
No site da daemon, há suplementos para Cavaleiro dos Zodíaco, e essas regras se aplicam muito bem nesse cenário. Ou seja, se você um mestre novo, e quiser narrar CDZ, é só se basear nesse cenário, está mais redondo, com menos pontas soltas!!!!!!! 



Considerações Finais

Sim não posso dizer que é um anime perfeito. Mas o que mais me chamou a atenção nessa nova mitologia é a construção e a abordagem das historias dos personagens, que esse é o ponto mais forte da série!!! 
As historias dos personagens estão muito bem explicadas e focada no drama emocional de cada um deles, admito que fiquei emocionado e em muitos episódios da série. Fica nítido a cada episodio as fortes emoções que os personagens passam/sofrem, que para sobreviver, eles constroem os mesmos laços de amizade da série clássica!!!
O que me surpreendeu ainda é que o final da história conseguiu não ser previsível, como a maioria das sagas da clássicas, talvez não seja excelente, mas considerando que a maioria das histórias são regular, uma historia boa, ja está de bom tamanho. Conseguiu me surpreender, o que é muito bom!!!
A nova série corrigi falhas anteriores, mas também novas. Se pudesse misturar as qualidades da clássica e a Omega seria um anime perfeito.
Ainda assim, eles acertam na história, a série é emocionante e nostálgica. Nem tanto complexa, mas linear onde resgata todos os elementos e os espíritos da série clássicos, os valores de amor e justiça (qual todos humanos deverias valorizar) que os cavaleiros continuam lutando.

Como um fã da mitologia, posso admitir que, sim, a série OMEGA é CAVALEIROS DOS ZODÍACO que ainda continua nos proporcionando boas discussões e aprendizados sobre a vida.

Agora para esclarecer o que estou falando assistam o primeiro episódio:   


Cara, sempre me emociono com esse episódio!!!
Espero ter esclarecido, a série Omega é uma boa indicação para quem ver novas perspectivas dos Cavaleiros dos Zodíaco.

Obrigado por ter ligo texto e um abraço a todos!!!

6 comentários:

  1. Rsrsrsrs, ó o mestre apelando ai para que vejamos o anime. Não é tão ruim, fico sim com pé atrás, da mesma forma que o Morfeu fica em ver Naruto. Belos argumentos. Vou ver só pra não dizerem que não sou fã,rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Gsotei das mudanças ate agora. O que me incomodava na série anterior era a falta de mudança no enredo.

    ResponderExcluir
  3. Sim essa série esta com a historia bem legal. Aproposito sobre a série Lost Canvas, não consegui assistir, achei uma repetição da clássica, mudaram os nomes dos personagem, mas é a mesma coisa. Por isso não vou fazer a crítica dessa série, vou deixar para que outro colaborador do Massacre fale sobre ela, e quem sabe eu mude de opnião!!!!

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, KCT Adilson texto bem escrito da porra!
    Segundo, fiquei curioso mas não muito. Eu descobri que não tenho mais paciência para CdZ e nem para a maioria dos desenhos de quando era mais novo, chato isso pacas.
    Essa parada da falta de sangue me brochou pacas. Poucas cenas em anime são mais lindas do que o dragão negro espirrando o sangue do Shiryu na tela, mas pelo que entendi não tem um Seya que salva a patria toda vez, mesmo sendo um bosta, o que na minha opinião era o maior defeito da serie original.
    Agora, puta cliche esse das doze casas. Toda a vez os cavaleiros de bronze, que são do santuario (ou to brisando?), tem que ir la tretar com os de Ouro? Tem tantas outras mitologias por ai e os caras insistem nas doze casas.

    ResponderExcluir
  5. Opa muito obrigado, foi uns duas noites de sono perdido rsrsr. Sim também acho que falta de sangue é algo que desfavorece, afinal os nerds adoram ver um boa pancadaria. Mas a história dos personagens me contagiou.
    Sobre as 12 casas é tipo o poder bélico dos Estados-Unidos, que assumir a presidência assumi o poder. E Marte fez isso na série, passou a perna na Atena (o que parece não ser algo difícil)e assumiu o poder sobre as armaduras. E sim no final que os cavaleiros de ouro descobrem que os C de bronze estão certos, eles ficam com cara de besta denovo, hahahah!!!!!
    Valeu Raoni!!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu curti as doze casas pois mostra um significado bem maior para ela, além de proteger o Marte! Ela é o canal de envio de cosmo para Marte, sim havendo a necessidade de cavaleiros pra proteger! Bom argumento na minha opinião!

    ResponderExcluir