Pesquisa no Blog

sexta-feira, 3 de maio de 2013

O CINEMA E AS ARTES-MARCIAIS POR: ANDER. PALADINO...


Salve meu povo!!!!

Com mais uma postagem quentinha aqui estou!
Durante minha infância toda e até hoje acompanho filmes de luta e tal.
Muitos pulos, caras que quebram rochas com os dedos e voam nas folhas do bambu (que viaje meu irmão).
Mais na real, será que essas proezas eram realmente possíveis, ou sei la, a maquiagem do cinema não exagerou demais? Vamos dar uma olhada nessa bagaça e ver o que sai, vixi...



PARTE HISTÓRICA:

Vamos lá, resumão básico do básico sobre as artes-marciais e sua origem, NÃO EXISTE UMA ORIGEM DEFINIDA, como a historia das civilizações as artes da guerra evoluíram conforme a necessidade. Usar o potencial do corpo como arma foi um meio de sobrevivência e futuramente melhorada para as guerras. Em toda a Asia criou-se o mito sobre Bodhidarma, um monge que saiu da Índia e levou até a China ensinamentos de meditação e formas de exercícios para melhoria do corpo e mente criando assim o lendário Kung-Fu shaolin e dando origem tempos depois a inúmeros estilos marciais.


Bodhidharma

 É mais ou menos isso, caso fiquem curiosos sobre a parte histórica do assunto não se façam de rogados, pesquisem pois pois tem muitopano pra manga, assunto pra mais de metro.

PARTE CINEMATOGRÁFICA:

Através de historias referente heróis   grandes mestres criadores de estilos, e claro sobre os monges, criou-se toda uma mistica em cima das artes-marciais chinesas, que aproveitaram e transforam em roteiros e coreografias mirabolantes, algumas sem sentido algum, mas o ocidental não conhecia muito bem as lutas chinesas, logo não fazia muita diferença.

Clássicos de 70 sem efeitos especiais e cheios de coreografias boas ( para a época);

                                             
                                               




Com o passar do tempo atores de maior talento foram ganhando espaço, os (d)efeitos especiais tornaram-se mais elaborados, os filmes de "carecas com tranças" eram um sucesso, em seguida veio a "Era Bruce Lee". O mundo teve a oportunidade de conhecer os aclamados filmes de "luta", Bruce mostrou um tipo único de enxergar as tradições de seu povo tirando todos os enfeites e deixando as coisas fluírem " Como a água".


Filmes já com a influencia de Bruce Lee meados de 70 pra 80,coreografias mais elaboradas e roteiros com mais sentido;






Após a morte de Bruce muitos atores ganharam destaque e com efeitos mais elaborados e coreografias mais diretas os filmes marciais tornaram-se febre;








Dos meados de 80 para 90 novamente o mercado cinematográfico ganha um "bummm", muitos filmes ruins surgem, mas também chegam filmes bons que até hoje marcam.










A partir dos anos 2000 os efeitos de estúdio trazem inovações grandiosas pois na mesma época Matrix veio para revolucionar tudo.










 
  





Entre tantos outros de uma lista gigantesca, como estou abordando filmes de kung-fu não colocarei filmes americanos mesmo sabendo que alguns dos filmes acima foram produzidos por americanos. Em outra postagem abordarei esta parte da luta "americanizada".
Um abraço a todos!!!




BONUS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário