Pesquisa no Blog

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

HOBBIT A DESOLAÇÃO DE SMAUG (Crítica) por Mestre Morfeu!!!

Salve Nerdaiada



Nessa ultima semana assistimos o segundo filme do Hobbit, para aqueles não gostaram do primeiro, dizendo que "tinha muito humor",  "muito lenga-lenga", "pouca cena de ação", "muito sessão da tarde"... Diria que primeiro foi só introdução, pois o segundo é totalmente diferente!!!!! 



Trailer


Sinopse:
"Após iniciar sua jornada ao lado de um grupo de anões e de Gandalf (Ian McKellen), Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) segue em direção à Montanha Solitária, onde deverá ajudar seus companheiros de missão a retomar a Pedra de Arken, que fará com que Thorin  (Richard Armitage) obtenha o respeito de todos os anões e o apoio na luta para retomar seu reino. O problema é que o artefato está perdida em meio a um tesouro protegido pelo temido dragãoSmaug (voz de Benedict Cumberbatch). Ao mesmo tempo, Gandalf investiga uma nova força sombria que surge na Terra Média."

Para quem não viu a minha crítica do primeiro filme, clique aqui.


Crítica Nerd:

Como já estava previsto, Peter Jackson seguiria em O Hobbit, a mesma estrutura que fez no Senhor dos Anéis, e assim como a Sociedade do Anel, a Jornada Inesperada foi apenas uma introdução para esse novo episódio que precede a guerra do anel. Na Desolação de Smaug, o filme é tensão o tempo todo!!!!!!!!!

Primeiro, tenho que compartilhar que vi em HFR 3D (High Frame Rate - 48 Quadros por segundo), é como se tivesse bem mais informações na imagem para o cérebro absorver, a consequência é o "realismo irreal". Em vários momentos você se sente parte do filme, mas ainda assim você percebe que não é real... Não sei explicar direito, mas é legal. É uma boa experiencia, mas para aqueles que não gostam de 3D, vão apanhar um pouquinho.

"Fecha essa porra carai!!!!!!!"
No começo do filme é apresentado o personagem Beorn, o "homem urso", que está visualmente muito bem feito, não sei no livro, mas no filme ele aparece rápido e impactante. Além disso sua função é orientar os anões e ao público sobre as ameaças que estavam por vir... Orcs!!!!!

Em seguida os anões se separam de Gandalf na Floresta Negra, deixando claro para o mago que há uma ameaça maior que Smaug, e é ai que a casa cai para os anões. A floresta é retratada como um lugar onde você não queria estar, ou que um mestre de RPG gostaria de te colocar.



Além das vertigens e ilusão provocada pela floresta o pior são as aranhas!!! Elas estão visivelmente fantásticas, bonitas e tenebrosas ao mesmo tempo, possibilitando até uns pequenos sustos para os distraídos. Para quem tem aracnofobia, esse filme está perfeito para dar grandes sustos.

O Interessante é que a partir dai, mostra o quão o anel mágico foi importante para a história, possibilitando que o hobbit - não só nessa cena, mas em vários momentos do filme - salvar os anões dos perigos. E passo a passo, mostrando a influência do anel em Bilbo.

Até que finalmente chegam os Elfos!!!



Na versão do filme é apresentada uma nova personagem Tauriel, interpretada por Evangeline Lilly (Lost), que está muito bem por sinal, você realmente acredita que ela é uma elfa!!! Ela entra na história seguida do personagem Legolas. Só acho que ele tomou tempo de tela demais para um personagem que não é tão importante agora (como se fosse aquele jogador visitante que gasta mais tempo dos turnos dos jogadores da campanha) embora ele contribua para as melhores cenas de ação do filme.

A cena da correnteza que é montada de forma incrível. Elfos vs Anões vs Orcs, a treta desenrola de forma totalmente dinâmica e imprevisível. Fiquei imaginando o quão difícil seria narrar uma cena dessa no RPG, contudo acho que é essa perfeição de cena que os mestres de RPG devem almejar.  

Só faltou aqueles caras do Pica-Pau "AAAAAAAAAOOOOOWWWWWW"
A história se desenrola na cidade do lago, enquanto os anões encontram e recebe ajuda de Bard (que terá mais importância no próximo filme) e avançam para a montanha solitária. Gandalf chega onde encontra vestígios de onde o mal vai surgir... Dol Guldur, que é apresentada como uma dungeons macabra (aquela que da vontade de ir embora quando você chega), lotada de orcs!!! E como já era esperado, titio Gandalf tromba com o espectro de Sauron, e o combate místico é inenarrável... Simplesmente fantástico!!!!!!!



Quando finalmente chegamos no clímax do filme... o Dragão!!! Bilbo tenta mais uma vez se safar com o anel mágico e com sua esperteza, mas nada é eficaz contra o poderoso Smaug. O filme dá margem para aquela interpretação clássica de que um dragão não é só uma criatura grande, ele é um ser místico!!! No entanto Smaug peca em seu inflado ego (... Bom se eu fosse um dragão, teria um ego de f... da p...) subestimando os anões, onde eles se aproveitam disso. Diria que Erebor é uma "cidade dungeons", que sua arquitetura foi fundamental para a sobrevivência dos personagens!!!

E no final... Não vou contar o final rsrsr!!!



Se fosse um jogo de RPG???

Olha, acho que o filme é uma perfeita aventura aventura de RPG. Embora o foco seja ação, o filme não é só de ação!!! Acredito que todos os diálogos, a interpretação, a velocidade que enredo é levado é perfeito, dando tempo para todos os elementos da história se desenvolver, sobre tudo nas cenas de ação. Não consigo pensar em uma aventura de RPG que seja diferente dessa estrutura.
A propósito, para os distraídos que acham que tem muito lenga-lenga, na verdade o mestre está cobrando toda hora testes de Carisma, Diplomacia, Furtividade e afins... O jogo não pararia!!!!!!



Considerações Finais

O segundo filme é tensão!!! Depois que o dragão aparece é mais tensão ainda!!!
"Hobbit a Desolação de Smaug" é um filme que podem deixar os fãs roxos de Tolkien putos, pelas diversas adaptações de Peter Jackson, mas tenho que admitir que essas adaptações estão sendo são bem feitas.
O filme tem diversas cenas engenhosamente muito bem elaboradoras, e tudo isso é acompanhando por uma trilha sonora bem intensa!!! Jackson disse que não tinha gostaria das trilhas do primeiro, contudo ainda hoje lembro das canções dos anões e penso nela enquanto narro D&D. Já no segundo filme, achei todas bem parecidas, claro mantendo o clima de tensão, mas a qual se destaca é a do desfecho do filme é "I See fire" de Ed Sheeran, embora gostei mais da versão do Peter Hollens!!!


Nota: 10

Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem 

Um abraço a todos e até a próxima aventura!!!!








Se esconder do dragão... Ótima ideia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário