Pesquisa no Blog

terça-feira, 6 de maio de 2014

Arquétipos SUPER-HERÓIS PARTE 2 Semi-Fantasioso!!!

Salve Nerdaiada



Chegamos a segunda postagem onde estamos discutimos sobre arquétipos que compõem o cenário de Super-Heróis. A partir desse ponto, os personagens começam a ter super-poderes e os fenômenos sobrenaturais começam estar mais nítido, mas ainda assim, o cenário precisa de uma base realista. Vamos conferir...


Na primeira postagem discutimos ambientação de Supers REALISTA (clique aqui para ver). Onde os fenômenos sobrenaturais são raros, quase não acontece, logo temos alguns arquétipos básicos como detetives, soldados, aventureiros, entre outros. No entanto esses arquétipos apresentados no universo realista, também cabem no universo semi-fantasioso, onde damos mais um passo na explanação do cenário.

No universo de Supers semi-fantasioso começam a surgir os personagens com capacidade acima do comum, mas não são tão poderosos assim, eles ainda precisam se preocupar com as necessidades humanas e as leis da física.
Fontes de poderes como "Mutantes e Científico" já começam a aparecer aqui.




Se você quiser narrar Supers em uma ambientação semi-fantasioso, lá vão as dicas: Você deve restringir os personagens para um ou dois super poderes no máximo. Nessa fase o personagem não poderá ser auto suficiente apenas com seus poderes, com essa limitação, obrigará o jogador a depender de suas perícias e outras habilidades de sua ficha. E independente de qual poder ele tenha, o personagem ainda poderá morrer por um tiro na cabeça (poucas exceções).

Por exemplo a maioria dos personagens do universo X-men, sobretudo as versões cinematográfica podem ser consideradas uma cenário semi-fantasioso!!!

Outro informativo. Durante o texto, usarei expressões que costumo usar durantes as oficinas de RPG, definindo os poderes em três funções: Ofensivo, Defensivo, e Auxiliar

... Ok, agora vamos ao que interessa.      



VIGILANTES

Os "vigilantes" são aqueles aventureiros que decidem fazer justiça mascarados, protegendo suas identidades secretas e assumindo uma nova, representando simbologias pelo qual luta. Normalmente não usam arma de fogo, mas são ricos em equipamentos exóticos como gancho, corda e shurikens, entre outros.
A maior dificuldade de jogar com um vigilante é que sua ficha engloba estruturas de vários arquétipos que vimos anterior. Por exemplo o mais popular de todos, o Batman. Ele é uma mistura de "detetive", com "caçador", com "mestre marcial" (não citei mestre marcial na postagem anterior, mais falo dele logo a frente)... Onde eu quero chegar?... Olha o trampo que é para montar a ficha desse personagem???
O vigilante possui tantas habilidades e técnicas, que o considero como um personagem "semi-fantasioso", podendo até mesmo enfrentar personagens sobrenaturais com facilidade.

Se você for investigar a estrutura de outros vigilantes, observará que eles também possuem diversos elementos de arquétipos diferentes em um único personagem. Cabe ao jogador, planejar muito em como montar a ficha desse personagem. Dentro do universo Gotham você encontrara diversas opções de vigilantes.

SUPER SOLDADOS/ESPIÕES/ATLETAS

São semelhantes as descrições da postagem anterior, a diferença é que agora esses personagens adquirem qualidades acima das capacidades humanas, aumentam todas suas potencialidades, responsabilidades e relevância durante uma operação, sendo capazes de derrotar vários oponentes ou diversos tipos de inimigos, realizando proezas que ninguém mais conseguiria.
Um atleta não é necessariamente um aventureiro, mas ser um super atleta tem grande potencial para se tornar um. Em grupo, os poderes desses personagens servem como auxiliares, sendo fundamentais em ações táticas e estratégicas. Conspirações, espionagem e ações militares são perfeitas para esses tipos de personagens.


SUPER ASSASSINOS

São aqueles personagens, similares aos "justiceiros", mas devido algumas habilidades super-humanas ou auxiliares, combinadas a qualquer tipo de arma, pode tornar um personagem totalmente letal. Normalmente esses personagens podem ser perigosos até mesmo para o grupo de supers e atrair má fama, contudo podem contribuir ferozmente em campo de batalha. Operações secretas, ilegais ou independentes, são comuns esses tipos de personagens.

Deadpool, Exterminador, Elektra.

INVESTIGADORES SUPER-PARANOICOS 

São similares aos "detetives", contudo eles são tão paranoicos, que suas psicoses acabam se tornando uma qualidade para o personagem. Esses personagens são mais interessantes em um âmbito semi-fantasioso, pois o mestre tem mais liberdade para pensar em histórias mais insanas, ou até mesmo tornar alguma loucura do personagem em realidade, deixando o jogo mais divertido.
Talvez ele seja muito insano para estar em grupo, mas todos sabem que só ele pode entender a complexidade do trama. Teorias de conspiração são perfeitas para esse personagens.


Fox Mulder, Questão, Rorschach


MEDIUNS

Os mediúnicos são outros detetives, só que mais focados no sobrenatural, popularmente conhecidos como "oráculos". Normalmente são pessoas com a sensibilidade espiritual elevada que lhes permite ver os dois mundos. Esses personagens são perfeitos para aventuras mais sombrias e misteriosas, mas nem tão úteis para outros tipos de aventura, cabe ao mestre discernir se o personagem é adequado para sua campanha ou não.

Constantine.
  
MESTRES MARCIAIS/STREET FIGHTERS

Então, eu não coloquei mestre márcias na postagem anterior, porque nem sempre eles são aventureiros. Por exemplo, Anderson Silva é um excelente atleta, mas não é um aventureiro (pelo menos não que saibamos). Já o Bruce Lee, eventualmente se envolvia em algumas enrascadas!!!
Dentro do âmbito semi-fantasioso, quando falamos em artistas marciais (gosto de usar a expressão "Street Fighters"), podemos dar liberdade ao Ki ou Chi (ou Qi, sei lá como escreve), a energia vital que em altos níveis espirituais, o lutador pode concentra-lo no plano físico e usa-lo como um poder. 
Normalmente esses poderes seria o poder de fogo do grupo (ofensivo). Aventuras como duelos, seitas ou clãs são eficazes com esses personagens.  



BRUTAMONTES

Falando em ofensividade. Esses personagens são aqueles que tem o poder exclusivamente na força bruta. Normalmente não são personagens tão articulados assim, contudo sua presença é fundamental para qualquer grupo de Supers. Qualquer outro poder combinado a Super-Força é extramente eficaz. Cuidado ao mestre em permitir essas combinações em uma narrativa semi-fantasiosa.



EMISSORES DE ENERGIA

São similares aos Brutamontes, porém em vez do combate físico, o poder ofensivo ocorrerá a distância. Além de conceder poder de fogo a equipe, ele também lhes concede vantagem tática devido a capacidade de atingir grandes distância. Para quem quiser fazer estragos nos jogos, esses personagens são excelentes.


PODERES DE DESLOCAMENTO

Talvez em ambientes Fantasiosos e Super-Fantasiosos não sejam tão perigoso assim, mas poderes que à princípio são auxiliares, em um ambiente Semi-fantasioso, podem se tornar extremamente perigosos (devido a censura, os personagens que conhecemos, não pode fazer tudo que realmente podem fazer). Teleporte e Voo, entre outros, podem ser muito úteis ao grupo, mas também pode influenciar algumas leis da física e causar danos letais aos inimigos.

Nota: Na próxima postagem falo dos velocistas!!!!!! 



WOLVERINES

O mais adorado por todos são os "Wolverines" (quem nunca quis jogar com o Wolverine?). Esses personagens são aqueles que combinam "arma branca + resistência + violência", qualquer um que tenha essa combinação pode ser considerado um "Wolverine do grupo". Violência é o sobrenome desses personagens, aventuras com muita pancadaria e diversidades de inimigos são perfeitas para eles.




PODEROSOS!!!!

Esses são aqueles personagens que possuem um único poder que funciona no mecanismo defensivo, ofensivo e auxiliar ao mesmo tempo. Poderes como Magnetismo, Telecinesia, Parar o Tempo, entre outros, poderes afetam diretamente a realidades podendo ser um ótimo aliado ou terrível inimigo. Esses personagens são referência na história e tem extrema relevância para qualquer combate entre supers.

Nota: Eu citei X-men como referência, mas o Charles Xavier não entra no semi-fantasioso. Segundo a orientação do livro Super RPG no sistema Daemon, o professor X acumula diversos poderes mentais diferentes, então ele fica para a próxima postagem.


Bom, talvez eu não tenha comentado de todos os tipos de personagens que podem aparecer, mas os mais comuns são esses. O que vocês podem fazer é identificar o personagem do jogador a alguma dessas classificações ou comparar com algum outro personagem que já existe e pesquisar sobre o assunto. Entendendo como funciona a lógica do personagem, ficará mais fácil para jogar ou narrar para ele.

Para fechar, já que eu falei tanto de X-men, curtam uma boa cena de pancadaria entre vários Supers.


Espero ter ajudado. Dúvidas, sugestões e contribuições é só deixar nos comentários.

Acesse a PARTE III

Um abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário