Pesquisa no Blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Então o que vocês irão fazer? Malandragem dá um tempo

  


  Eae jovens,tudo beleza?Já começou aquela contagem regressiva pro fim do mundo,ops do ano.Mas final de ano a parte hoje eu quero trazer um assunto que me deixa boladão de amor  mentira me deixa cheio de raiva que é o odioso meta-jogo,eu estava com a ideia de escrever sobre isso desde de um jogo onde presenciei um meta-jogo descarado que fiquei de boca aberta.
  Então fiz um teste de informática+inteligência e consegui sucessos pra achar alguns textos sobre esse tema na internet,mas não fiquei muito satisfeito com o conteúdo mesmo eles sendo legais ,então eu vou expor o meu ponto de vista sobre essa bagaça de meta-jogo.
   Mas o que o meta-jogo tem de tão ruim?Apenas 100% do meta-jogo é negativo,eu acredito ser algo completamente anti-jogo pois atrapalha  muito o andamento do jogo de rpg,mas estou me antecipando até esqueci de explicar o que é ,bom deixando de uma forma curta e grossa meta-jogo seria usar informação que você como jogador tem e utilizar no seu personagem que não teria como saber de determinada informação.
 Exemplo¹ : O personagem é um mortal detetive genérico que esta investigando o sumiço de um outro mortal genérico, e ele durante suas investigações chega a um bar que é ponto de encontro mas ele  então ele decide não entrar no local mesmo com as pistas alegando que lá sera possível achar mais pistas sobre o sumiço do outro mortal ,mas qual o problema de não entrar  no local?Simples o problema é que o jogador só decidiu que o personagem não iria ,pois um outro jogador do grupo que  joga com um personagem que é vampiro foi recentemente socializar com outros vampiros no local da futura investigação deixando claro que tipo de local era.Então o jogador/detetive fez uso de uma informação que o seu personagem não tinha pra assim evitar uma ação importante para sua investigação,apenas para possivelmente preservar seu personagem .ARREGÃO!
  Exemplo ² : O personagem é um bárbaro de level 1 esta se aventurando sozinho por uma dungeon  e encontra um medusa que tem a habilidade de petrificar seres vivos com apenas o olhar ,então o bárbaro resolve lutar com os olhos fechados.Mas detalhe é que o personagem em questão nunca tinha ouvido falar de medusa muito menos confrontado uma,então o jogador usou do meta-jogo aplicando conhecimento dele  no personagem. TRAPACEIRO!


    Nesses exemplos fica evidente o quanto o meta-jogo pode mudar drasticamente o rumo do jogo,muitas vezes atrapalhando algo que seria muito legal de acontecer para a estória.Talvez a utilização do meta-jogo seja relacionada ao medo do jogador de "perder" ou ficar em uma situação muito desvantajosa pro seu personagem.


  Mas como um narrador/mestre pode lidar com essa situação?

 1º Eu acredito que conversar com o jogador sempre é o melhor a se fazer,explicar que a ação que o personagem quer fazer ou evitar não condiz com o conhecimento dele (mas é claro que cada caso é um caso).

2º Teve meta-jogo?Surpreenda o danado jogador,fazendo com que a informação que ele traga de fora  do jogo não funcione da maneira que ele esperava.

 Por isso é sempre legal criar personagens bem estruturados onde se saiba verdadeiramente o que o personagem é ,desde conhecimentos a sentimentos.Assim fica bem claro o que o personagem sabe fazer e como se comporta diante de situações diversas,evitando assim "muletas" pra meta-jogo.
 Por hoje é só pessoal,até o próximo Então o que vocês irão fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário