Pesquisa no Blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

TOP 5 (6) Filmes de Super-Heróis de 2016

Salve Galera



Como voltei a escrever a pouco tempo, não tive tempo de falar de cada filme. Então vou falar de todos os filmes de super-heróis desse ano em uma cajadada só. E já aviso... vai ter polêmica!!!!

6- Deadpool


Muito leitores talvez me odeiem pelo o que vou dizer (mas não saiam da página)... mas eu não gosto do Deadpool (POLÊMICAAAA)!!!
Concordo que é um personagem divertido pelas piadas, pela violência e que agrada um bom público, mas através do olhar rpgístico a história do personagem é tão ruim, que meu cérebro se esforça para esquecer!!!... E o filme fez manter essa mesma opinião.
Reconheço que é um filme importante, que mostra que filmes de super-heróis com censura alta e uma abordagem diferente (dos filmes Marvel) também podem dar certo. Graça ao filme do Deadpool, o próximo filme do Wolverine vai ser censura 18 (antes tarde do que nunca). Além disso, também foi redenção do Ryan Reynolds nos filmes nerds.
Admito as cenas de ação do filme do Dead, são uma das melhores do ano. Mas sobre as piadas, para quem entende um pouco de política, sabe que tem várias piadas de opressão no filme, o que não é muito a minha praia!!! E o roteiro... É... Bom... Sempre me da uma preguiça danada de pensar no roteiro do Deadpool... Em fim, deixa pra lá.



Nota 7  pelo Colossus e Negasonic que representaram os X-men!!!

Se fosse em um jogo de RPG???

Jogar com o arquétipo de super-assassino que regenera é ótimo, mas por favor, monte um background decente para o personagem!!!

5- Esquadrão Suicida



Por incrível que pareça eu achei Esquadrão Suicida divertido!!! Vai ver porque eu fui o único que não levou o filme a sério!!!... Hum, não fui claro? Vou explicar.
Vamos entender o contexto, a Warner/DC está a anos apanhando na concorrente Marvel nos cinemas. ele precisava recuperar o tempo perdido, e não podia copiar a jornada Marvel (fazer filmes individuais e depois uni-los no filme de grupo). A Warner precisava de fórmula diferente (não Nolan), nova e rápida. E ai tiveram a brilhante ideia de fazer um filme de super-vilões!!!
Chamaram vários atores populares, para falar de personagens que ninguém da importância (exceto o coringa... já falo dele)... Foi uma grande e ousada ideia, poderia dar muito certo ou dar muito errado!!!... É, deu muito errado.
A Warner deu muita importância para esse filme servir sustento aos filmes da DC, mas eu não dei importância para esse filme por isso me diverti.
Nesse sentido nem vou listar as várias problemas do filme, mas eu tenho que falar do Coringa!!!!!!!!!!!!
Jared Leto é um fanfarrão! Ele disse que seu Coringa seria o melhor e todos nós fomos conferir. Não acho que tenha sido Coringa ruim, só acho que ele estava no filme errado. Até onde eu sei os vilões nunca chamam Coringa porque ele é muito caótico, mas no filme ele só conseguiu ser um namorado chato, que fica correndo atrás da sua namora, o que para mim ficou totalmente descaracterizado do conceito que eu conheço (Ficou uma bosta hahaha ainda tenho esperança de que eles consigam corrigir em outro filme... ou não hahah)
E chegamos finalmente onde o filme deu certo... Arlequina!!! Ela é a única personagem que faz sentido no filme, a interpretação da atriz, o visual, as piadas, ela garantiu sozinha o ingresso dos nerds. A minha única questão é que até onde eu a conheço, ela nunca precisou da ajuda do Coringa para fugir da prisão, mas tudo bem.


Nota 7.1

Se fosse em um jogo de RPG???

Eu já narrei em uma sessão de super-vilões e a sensação é de bomba-relógio. É divertido, mas é um jogo instável. A única coisa que você não pode esquecer é que vilões, são vilões. Não tente vendê-los como heróis.

4- X-men Apocalipse



O filme não vou ruim, mas mais uma vez minha expectativa foi pro ralo. Em X-men Apocalipse temos mais uma chance da Fox organizar sua linha do tempo. Lembram que em X-men Dias de um Futuro Esquecido eles "rebootaram", né? Então, não vi diferença alguma.
Vou falar da minha expectativa. Finalmente vamos ver algum vilão diferente, além do Magneto, a Mistica não vai mais ter a importância que ela não tem na verdade, não vamos mais ver o Wolverine nem tão cedo e finalmente o Xavier vai recrutar o Ciclops para ser o liderar dos X-men... Só que não.
De fato o filme tenta ser diferente, mas acaba repetindo tudo aquilo que já vimos nos últimos 15 anos de filmes dos mutantes
O filme foi bom, mas como fã, de novo saio frustrado de um filme do X-men.



Nota 7,5

Se fosse em um jogo de RPG???

Se você tiver uma oportunidade de uma nova narrativa com os mesmo personagens, trabalhe novos elementos, não repita coisas que você já fez. Não cometa os mesmos erros do passados, não fique mastigando o mesmo chiclete por tanto tempo assim.

3- Doutor Estranho


Esse filme realmente trouxe sangue novo aos filmes de super-herois. Já vimos bastante mutantes na Fox, muitos aliens e seres cósmicos na Marvel, e agora é a vez dos macumbeiros. Estou feliz por eles terem finalmente terem abraçado o conceito mistico, pois para quem não sabe, nos quadrinhos o Thor também é mistico, mas no cinema vendem os poderes dele como "tecnologia".
No filme do Estranho é explorado os conceitos misticos, dimensões e realidades paralelas, de forma bem clara e interessante, e também misturando a magia com artes marciais, que teve um ótimo resultado. Acho que todos os elementos do filme se encaixam, no entanto o filme poderia ser mais psicodélico do que ele foi. Presos a "fórmula Marvel" eles brincam com a realidade, só o suficiente para poderem contar a história, mas sem tirar o pé do chão.

PS: Ao sair do cinema pensei, como o filme do Dr. Estranho deveria ter sido? E me lembrei do Cidade das Sombras (Dark City 1998) fica a dica para quem quiser pesquisar.



Nota 8. Filme é bom, mas poderia ter sido mais..

Se fosse um jogo de RPG???

Seria uma ótima aventura. Use todas as referências do filme, só aconselho abusar mais da criatividade!!!

2- Batman Vs Superman



Chegou a hora de falar do "polêmico" Batman vs Superman. Já começo dizendo que gostei do filme e ainda te digo o porque!!!
Antes de qualquer coisa, temos que reconhecer que esse é um dos filmes de super-heróis mais difíceis de todos os tempos, pois ele reunia os dois dos principais personagens do mundo pop. E a Warner passou essa difícil tarefa na mão do polêmico Zack Snyder. Embora nem tudo mundo goste do seu trabalho, eu respeito porque em 2006 ele fez o 300, que foi a primeira adaptação que mais aproximou os quadrinhos das telas, depois desse filme as outros produções tiveram menos envergonhados de serem mais fiéis aos quadrinhos.
Snyder deixa claro que é fãnzaço do Frank Miller. Como há muitas referências do Batman que ele poderia usar, obviamente ela usou a maior referência do Batman que é o Cavaleiros das Trevas de 1986 (O Nolan também usou essa referência do Miller, mas ele se limitou devido o relativo realismo que ele queria mostrar, já o Snyder, não foi nada discreto), ou seja, esse Batman não é o que estamos acostumado a ver em outros filmes e animações. Se você não tiver lido esse quadrinho, possivelmente vai achar estranho esse Batman.
Já o Superman, é uma continuação do trabalho que ele fez em Homem de Aço de 2013, que também não é o Superman que estamos acostumado a ver, mas é um super mais alienígena, mais lógico, menos otimista. Um Superman rpgisticamente possível.
Talvez a maior frustração dos fãs, é porque o filme não foi o maior filme de super-herói da história, como talvez deveria ter sido. Mas ainda assim é um filme bom.
E ainda tivermos um bônus que é a Mulher Maravilha (falarei mais dela em postagens futuras), que eu fiquei com o pé atrás, mas na hora me convenceu. Não tenho nada a reclamar!!!


Nota 8.2

Se fosse um jogo de RPG???

Eu usaria as mesmas referências!!!

1- Capitão America 3: Guerra Civil



Eu deixei esse filme em primeiro lugar não por ter sido o melhor filme, mas é o que errou menos!!! O filme não surpreende, entrega tudo satisfatório. Embora ele tenha sido sequência do excelente Capitão América 2, talvez tenha tido menos brilho devido a dificuldade de lidar com tanto personagens em cena, fora o fato deles ainda terem que apresentar o Homem Aranha finalmente reintegrado ao universo Marvel do cinema.
Os irmãos Russos de novo mandaram muito bem nas cenas de ação e um roteiro redondo, no entanto eles não deram conta de tudo que o tema possibilitava. No quadrinho Guerra Civil é embasado em uma forte discussão política que o filme não consegue sustentar (uma pena), mas se você ver o filme como um fechamento da trilogia do Capitão América que narrar a jornada de dois amigos desde segunda guerra mundial, você perceberá que o filme fecha direitinho. Além de manter a importância (assim como o segundo filme), de reorganizar a estrutura do cenário Marvel cinematográfico.
Sempre existiu a crítica que os inimigos do Capitão América nunca são páreos para ele, e fechar a trilogia enfrentando o Homem de Ferro (do Downey JR ) foi um final minimamente satisfatório, para a trilogia, para a referência do HQ e para mim que sou fã.

Nota 8,5

Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem


Se fosse em um jogo de RPG???

Adoraria narrar uma Guerra Civil, mas precisaria ser uma campanha bem estruturada para dar conta de todos os aspectos (político e social) que o tema sugere.



Considerações Finais

Nesse ano não tivermos nenhum filme surpreendente, mas posso dizer que a maioria deles foram ousados!!! E ai o que você achou? Concorda ? Não concorda?... Poste ai nos comentários a sua lista de filmes de Super-Heróis de 2016

Valeu pela leitura e um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário