Pesquisa no Blog

domingo, 2 de abril de 2017

Então o que vocês irão fazer? Eae bora jogar?




Eae jovens, tudo beleza?Quem é vivo sempre aparece ou não, devido a minha adaptação ao novo curso e coisas menos sérias eu estive fora por um tempinho e  não sei como meu chefe Senhor Morpheus não me demitiu ainda Hahaha. Vamos ao que importa, hoje eu quero compartilhar com vocês uma questão que vira e meche me atinge com crítico , que é como apresentar o rpg pra alguém e além disso oferecer um jogo inicial que faça a pessoa se encantar com esse hobby incrível!

   Sera que vocês conseguem lembrar da sua primeira experiencia com o rpg de mesa?Ela foi memorável ou foi um fiasco sem igual? Alias o que te convenceu a ficar horas sentando em volta de uma mesa? Talvez vocês tenham sido aqueles pentelhos que ficavam "pescoçando" jogo alheio de irmão/primos ou quem sabe vocês tenham descoberto o rpg de forma independente.Seja la como que foi que vocês vieram parar no mundo do rpg vocês tiveram algum mestre/narrador que fez com que vocês não abandona-sem o rpg depois da suas primeiras experiencias, pois por maiore que fosse seu ímpeto em conhecer o rpg de mesa dificilmente ele permaneceria após jogo(s) iniciais  desastroso(s).




   Mas afinal de contas como podemos proporcionar uma experiencia de jogo para um novato que o faça se encantar com o hobby?Na internet não é difícil achar guias e mais guias de como narrar jogos de rpg para  iniciantes a veteranos, mas o que quero apresentar aqui  é algo um pouco diferente, seria algo mais realmente voltado a primeira experiência de alguém no rpg um individuo que nem de novato no rpg pode ser chamado.
  Acredito que é um grande desafio para um mestre/narrador apresentar o rpg para uma pessoa  mesmo que ela seja envolvida com coisas como :literatura fantástica,jogos eletrônicos, animes etc .Pois além de ter que apresentar toda a estrutura de como funciona o rpg ele tem que lidar com outros jogadores (novatos,veteranos) na mesa o que pesa muito na primeira experiência de jogo de alguém, pois dificilmente quem que teve seu primeiro jogo cercado de jogadores que não  o trataram de forma "agradável" voltara a jogar rpg tão cedo.Por isso é necessário sempre que o grupo inteiro abrace o desafio de apresentar o rpg da melhor forma possível quando se tem uma pessoa querendo conhecer o jogo na pratica.


  Outro ponto que eu acredito ser muito importante é o que vai ser jogado, não importa o sistema/cenário que vai ser usado, mas sim o "nível do desafio" do jogo, não é legal jogar algo "complexo" quando se tem uma pessoa inexperiente no jogo seria interessante até dar uma folga na campanha principal e jogar um one shot simples mas divertido onde quem estiver tendo seu primeiro contato com o rpg seja capaz de pegar  as bases do jogo  sem ficar extremamente perdido ou acabar de certa forma sendo deixado de lado durante o jogo pois os outros jogadores estão ocupados de mais com seus personagens já estabelecidos dentro da campanha.


 E claro que não podemos esquecer de sempre tirar todas as duvidas do iniciante tanto antes do jogo como durante a o pós jogo por mais simples ou "complexas" que sejam. E pra finalizar posso dizer que é fundamental acima de tudo se ter respeito e empatia pelo novo futuro jogador de rpg assim todos sairão ganhando.
  Por hoje é só pessoal até o próximo Então o que vocês irão fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário