Pesquisa no Blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

A.Paladino "a Busca": GOKAIGER por Mestre Morfeu

Salve Super Sentais


Recentemente vocês viram em "Anderson Paladino, a Busca" a serie  de super sentai Gokaiger!!! Esses dias eu assisti (pelo menos a metade da série) e até que achei interessante!!! Por mais que essas séries sejam parecidas (grupo com 5 pessoas, o Vermelho é o líder, faltou um membro todos perdem, os monstros sempre atacam perto dos heróis e depois fica gigante!!!), olhem ai o que achei....


"Não é óbvio? Vamos dar show!!!"
- Marvelous, Gokai Red - Gokaiger episódio 38 
Para quem não sabe do que se trata olha ai algumas cenas:



Sinopse:
"Kaizoku Sentai Gokaiger, traduzido como Esquadrão Pirata Gokaiger, foi a 35º série de Super Sentai, que ficou no ar entre 13 de fevereiro de 2011 e 19 de fevereiro de 2012, totalizando 51 episódios.
A Terra estava enfrentando a pior crise de todos os tempos, e as forças do Império Espacial Zangyack, que querem dominar todo o universo. Mas em seu caminho estavam os defensores da paz e da justiça, os trinta e quatro Super Sentai que se dedicaram a proteger a felicidade das pessoas, em uma batalha que ficou conhecida como a Guerra Lendária. Os membros das gerações de Super Sentai usaram todas as suas forças para derrotar estes inimigos, fazendo-os perder os seus poderes. Algum tempo depois, um grupo de cinco jovens piratas espaciais liderados pelo Capitão Marvelous, vêm à Terra em busca do maior tesouro do universo, depois de obterem o poder de se transformar nos Super Sentai anteriores. Os cinco jovens que são chamados de piratas acabam se tornando o Esquadrão Pirata Gokaiger, ou Kaizoku Sentai Gokaiger.
Logo após chegar à terra, os Gokaigers descobrem que para obter o tesouro que tanto desejam, eles precisam primeiro obter o poder especial de cada um dos outros 34 super sentai, e assim iniciam a sua jornada encontrando membros de cada um dos esquadrôes em busca de sua aprovação, contando com a ajuda de Navi, um papagaio-robô com a habilidade de fazer previsões sobre o que eles irão enfrentar."



Cara, eu não vi muitas série de super sentai japonês, vi apenas os Changeman e os Flashman e não lembrava muito do enredo. O que eu lembro mesmo é das séries Power Ranger que acompanhei alguns momentos. Para que não sabe, as séries do título "Power Ranger" é de uma empresa americana que comprou as séries sentais japonesas e adaptou mudando as histórias e os atores com um enredo de adolescente que treinam artes marciais,  mantendo apenas as cenas de ação (depois de uma porrada de recorte)!!!

Depois de alguns anos, agora que comecei a ver os Gokaiger, a primeira impressão foi cômica, pois mesmo depois de anos as técnicas cinematográfica, as maquetes, os conceitos, o enredo, o humor, as coreografias e os efeitos espaciais (com pouca mudança) eram as mesmas!!!!!
Mesmo sendo tosco, o caso é que a série não era uma mera produção comercial (é também...), mas sobre tudo a série é tradição!!! Mesmo embasada na cultura japonesa, os sentais criação sua própria mitologia, ao qual é o objetivo da série homenagear e honrar o legado dos Sentais!!! Mesmo sendo uma produção de baixa qualidade, ainda assim, é muito divertida, nostálgica e emocionante a série. Vamos aos Gokaigerrrr...


 Como são os Gokaiger???

Como eu disse, a série segue o padrão sentai, mas tem alguns pontos fortes!!! Na história os personagens não são os heróis clássicos, na verdade eles são piratas que chegam na Terra em busca de um tesouro "motherfocker" do universo. O caso é que eles chegam no mesmo tempo que o império dos vilões decidem conquistar a Terra... Ai a merda tá feita!!!
Assim os episódios seguem em um enredo bem aventuroso e divertido!!! O uniforme do sentai tem várias referências do conceito de piratas, não só o uniforme mas as armas e os robôs que enquanto não está em combate assume uma forma de "barco voador" (o que é bem legal)!!!
Nos combates seguem a mesma dinâmica dos outros sentais. Mas o que é interessante é a a especialização de cada personagem. Embora todos usem as mesmas armas (espada de piratas e pistola de projéteis, uma analogia aos mosquetes) os gokais azul e amarela possuem técnicas com espadas enquanto o verde e pink atacam com as pistolas, assim eles vão trocando suas armas conforme a tática do combate. Além disso, os Gokaiger possuem briquedos chaves que os possibilitam trocar seus uniformes para de outras equipes sentai e assim também usar seus poderes.

Outra coisa bacana na série são os personagens - que nos Power Rangers me pareciam um tanto superficial - que inicialmente são apresentados de formas simples, mas com os episódios vão enriquecendo os personagens mostrando valores que ja possuíam ou que aprende em equipe. Para facilitar vou explicar sobre eles:



Capitão Marvelous - Gokai Vermelho

Obvio o que mais chama a atenção! O líder vermelho é arrogante e ousado, as vezes parece despreocupado dando liberdade para cada membro da equipe agir sem restrição, confiando (cegamente) em suas ações. Mesmo as vezes não demonstrando muitas habilidades tática na liderança, sempre está disposto a assumir a bronca e carregar o grupo nas costa, fazendo jus ao titulo de Gokai Vermelho (Marvelous é foda).
  
Joe Gibken - Gokai Azul

Joe é o espadachim da equipe, que mais se aproxima do "caminho do guerreiro". Toda vez que encontra uma oponente difícil ou sua honra é comprometida, imediatamente ele volta a treinar em busca de superar seus limites e ele também apoia aqueles que também buscar se superar.   

Luka Millfy - Gokai Amarela

É a ladino do grupo, a personagem sobreviveu em um mundo dominado pelo império do Zangyack até se aliar aos piratas. Ela leva a busca pelo tesouro tão a sério quando o Marvelous, mas sempre percebe que ajudar os companheiros é mais importante. Os diálogos dela sempre estão dando bronca em algum companheiro ou intimidando os inimigos recheados de palavrões censurados (não tem palavrão, mas se fosse mais realista teria).    

Don Dogoier - Gokai Verde

Ou também chamado de Doutor (ou Doc), é o cientista e cozinheiro da equipe. Na hora da ação, ele é medroso e desajeitado, mas sempre espirado na coragem dos amigos ele vai para de um deixo tosco  cômico. Eventualmente é ele que traz as ideias para solucionar os problemas da equipe. 

Ahim de Famille - Gokai Rosa

Ex-princesa do planeta Famille também conquistado pelo imperio Zangyack. Na equipe Ahim é meiga e sempre preocupada com o bem estar da equipe e quando menos se espera Ahim tira uma ideia genial resolvendo os problemas de forma esperta e inusitada!!!!

Gai Ikari - Gokai Prateado

O único terráqueo da equipe. Gai, toma o assume em conjunto com o Doc o papel de alivio comigo do seriado. Por ser fã desdá infância dos sentai, qualquer fala de Gai é acompanhada por coreográficas e caretas cômicas. Por ter estudado tudo sobre o legado dos sentais, em muitas vezes ele orienta a equipe em como usar os poderes dos sentais anteriores.

A cada episódio os Gokaigers encontram personagens de outras séries, que os orientas como usar o poder oculto dos sentais anteriores. Assim posso dizer quer a série é quase como uma enciclopédia de toda a tradição dos Super-Sentais (muito emocionante).

Em fim, não dar nota!!! Embora não seja uma super produção, ainda sim tem ideias e conceitos que admiro muito. Então para cada um assim que tiver oportunidade assim e dar sua própria nota.

Olhem ai embaixo o fechando, onde os caras fazem uma montagem com os personagens e outros sentais. São três finais diferentes, muito divertido!!!!!!!


Outra curiosidade, olhem todos sentais que ja exitiram:

 

PS: O que deu uma dor no coração foi quando descobri que o Ranger Tigre-Branco (Tommy) que conhecíamos... Não era bem o que conhecíamos!!!! Olha ai, a equipe que originalmente tem o nome de ZyuRanger...


Mas na verdade o Tigre-Branco é da equipe DaiRanger



(triste) A sensação é que foi enganado em toda minha vida

Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário