Pesquisa no Blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Como montar um bom personagem de RPG ??? parte 1 por Mestre Morfeu

Salve Nerdistas
É nois aeeeeeeee vamos jogar RPG!

Nesta postagem vou explicar como montar um bom personagem de RPG para jogar em qualquer jogo ou sistema. É aqui onde os jogadores se destacam, mostrando seus talentos e suas autenticidades, estimulando e desenvolvendo o maior elemento da vida do ser humano, a CRIATIVIDADE.

Segue a página...


Antes de iniciarmos, devo ressaltar que o processo de criação de personagem (que é fictício) é uma reflexão, imitação ou analogia da vida real baseado em um determinado contexto, cujo propósito é interpretá-lo durante o jogo ou sessões de RPG. Portanto, devemos sempre reforçar que VOCÊ NÃO É O PERSONAGEM, repito, VOCÊ NÃO É O PERSONAGEM,, repito VOCÊ NÃO É O PERSONAGEM!!! O personagem é fruto da sua criatividade, independente da complexidade ou do realismo, ou seja, se você criar um assassino, não significa que você poderá sair matando as pessoas por ai, ou se criar um super-homem, não significa que poderá sair voando por ai. Você está apenas interpretando um personagem. Quando o jogo acaba, você é você mesmo!!!

Considerando que o objetivo geral do jogo é abusar da nossa imaginação e nos divertirmos, eu diria para você apertar o sinto e colocar o capacete por que vamos voar

- Mestre eu quero montar um personagem para jogar RPG com a galera, mas eu não sei, como faço???

1 º Passo: Homem, Mulher ou algo mais???
Qual coração esta em lugar errado???

Calma, eu explico! A partir do princípio que os jogadores de RPG devem se despir de pré-conceitos e paradigmas para criar um personagem. O primeiro passo é a sexualidade do personagem, se será homem ou mulher. Se um jogador interpretar uma mulher, isso não torna o sujeito menos homem, ou se uma jogadora interpretar um homem, isso não torna ela menos feminina. É só uma interpretação e para de ser preconceituoso, porra!!! Em seguida já dá para pensar em detalhes mais simples como: nome, idade, altura, etnia, etc.
2º Passo: Quem? Como? Quando? Onde? 

Quem são esses dois amarelos???

Depois de definir alguns detalhes básicos do personagem, você deve conhecer a história do jogo, onde ocorrerá a aventura, em que contexto seu personagem será inserido, qual o cenário que seu personagem será o protagonista. Você não precisa saber de tudo sobre o jogo, mas pelo menos o suficiente para começar a escrever a história do seu personagem.

3º Passo: História (Atenção! É aqui que pode cagar seu personagem todo.)


Historia da humanidade (fodelância)
´
Nada ocorre à toa, tudo tem um motivo para estar como está, ou seja, seu personagem não nasceu do nada. Em sua história, deve explicar os eventos que compeliram seu personagem a ser o sujeito que voce quer jogar. A chave aqui é ARGUMENTAÇÃO.
Existem duas constantes no universo que você deve relevar na criação da história do seu personagem. A primeira: o homem (ser humano) é um ser social, ou seja, não consegue viver sozinho, ele precisa viver em comunidade. A segunda, um ser vivo (biológico), nasce sempre do cruzamento de um macho e “fêmeas” (hehe), existem poucas exceção diferente disso. Cuidado com o argumento, não vai me cagar o personagem agora, caralho!
Onde eu quero chegar, não adiantar falar que seu personagem é sozinho, frio e calculista como o Lobo Solitário ou seu personagem já nasceu adulto como Wolverine. Na verdade, Lobo Solitário é um ronin mercenário que presta serviço a outras PESSOAS, fora também que ele anda com uma criança (filho dele, se eu não me engano) e o Wolverine tem pais sim (demoraram a inventar, mas inventaram hehe) você pode conferir no quadrinho Wolverine Origens... aham, te peguei agora né!!!

Faz o personagem direito, se não eu envio o dedo no seu c...
Agora deixa de ser preguiçoso e pensa direito em uma história decente. La vão dicas, você pode escrever a história do jeito que quiser, contanto que nela responda alguns aspetos:
·         Aspecto familiar: Você nasceu de algum lugar, e na história deve explicar como eram essas condições, como eram seus pais, irmãos, parentes, etc. Não precisa ter todos, mas pelo menos uma relação familiar, até se por acaso, seu personagem for abandonado pela família deve ser informado na história. Todos esses detalhes explicam a personalidade e os traumas do seu personagem, e assim descrever como foi a sua educação influenciando no resultado final, ou seja, como você deve interpretar seu personagem.
·         Aspecto social: Aqui você deve explicar qual a participação dele socialmente. A relação dele como amigos, namoros, profissão, idéia e afins. Qualquer pessoa, evento ou experiências que influenciaram na vida do seu personagem.
·         Aspecto psicológico: Tanto os aspectos familiares e sociais vão influenciar na personalidade do personagem. Opinião, religião, paradigma, ideologia, ambição, todos os aspectos psicológicos desenvolvidos por alguma razão, pessoa e/ou fato que estará descrito na história. 
Passo 4º - Atributos, Talentos, Pericias, Habilidades, Proficiências e afins...

Futuro dos Nerds

Todas as aptidões do personagem, o que ele é bom e sabe fazer, ou seja, tudo que está na planilha (que você preenche na criação do personagem), você pode explicar na história baseada em três razão:
·         Habilidade Inata: O personagem por acaso nasceu com alguma vantagem ou favorecimento em alguma característica acima da média. Por exemplo: seu personagem pode ser robusto, o que explica ele ter uma força acima do comum. Ou ele tem um talento matemático, o que explica ele ter facilidade em física ou engenharia. Ou ele é simplesmente bom em alguma coisa, nasceu para isso, é como um dom desde pequeno.
·         Necessidade: Ele cresceu em um ambiente desfavorecido e para se adaptar ele teve que aprender algumas coisas. Por exemplo: um menino que cresce nas ruas consequentemente aprende furtividade ou ladinagem, ou seu personagem serviu ao exército, o que explica ele saber manusear uma arma de fogo. Ou até, quem sabe, ele teve que aprender teologia por que simplesmente seus pais o obrigaram.
·         Estudo/ambição: Essa é a mais fácil. Existem coisas que a pessoa não tem como já nascer sabendo, muito menos aprende por necessidade. Nesse caso exige um estudo mais aprofundado por uma determinada razão. Por exemplo: seu personagem não se torna mestre marcial sem ter treinado anos com algum mestre. Ou se torna medico ou psicólogo sem estudar anos de faculdade.
Em suma, o passo 3 e 4 se completam constituindo o resultado final do personagem. Lembrando que facilita e fica muito mais coerente quando você cria um personagem do zero e depois vai seguindo os passos. Quando você faz o contrário, tem a idéia final do personagem e ai tenta criar uma historia para justificar suas idéias, tem muito mais chances de dar errado, resultando em um personagem incoerente.

E para jogos Fantasy???

Você pode usar o mesmo raciocínio como base, o que acrescenta são as questões morais que tem um peso maior na história do personagem do que em um cenário realistas.

Outro detalhe importante, principalmente em jogos fantasy e alguns jogos realista. A história é protagonizada – ou seja, seu personagem – por um “Aventureiro

Mestre o que é um Aventureiro???

Um aventureiro é um sujeito com habilidades e coragem além do comum que se dispõe a correr riscos por um propósito maior – seja para salvar o mundo, conquistar recompensas ou só por diversão mesmo. Por exemplo: Indiana Jones, Gavião Arqueiro, Passos-Largo, etc. Na maioria dos jogos seu personagem começa como um civil comum (normalmente um civil e um aventureiro tem pontuações diferentes) e por algum motivo você decidiu se aventurar, o que conseqüentemente acaba considerado como herói, mas na maioria das vezes não ganha porra nenhuma.   
Essas não minhas dicas basicas de criação de personagem para qualquer jogo de RPG. Assim que possível, darei dicas mais detalhadas para deixar seu personagem redondo, jogável, bacana, supimpa, legal pra cacete e assim por diante...

Para vocês curtirem, algumas fotos de personagens que seria bacana jogar...


Só os manos do mal!!!!!

Jack Bauer, foda

O Kratos está em todas as postagem desse blog!!!!!

Darth Vader, fases da vida.

Salve Homer!!

Um abraço todos, valeu!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário