Pesquisa no Blog

sábado, 22 de junho de 2013

PROTESTOS NO BRASIL: O País Esta Mudando??? por Mestre Morfeu

Salve Nerdaiada



Vocês tem observado que já a duas semanas houve protestos em todo o Brasil. Mas o que eles estão protestando? Por que tantos? O Brasil está mudando? Mudando para que?
... Não somos especialistas em politicas, mas como RPGistas, temos que no minimo observar e entender o que esta acontecendo, e me senti com o dever cívico de discutir esse assunto aqui!!!!!



Não é de hoje que todos sabem que não vivemos em país 100% perfeito, ele tem vários problemas sociais. E para um país tão grande, com tantas riquezas e potencial, o único motivo para ter tantos problemas assim... É por que esses problemas existem de proposito!!!!!

Antes de iniciar essa discussão, vamos fazer um rápido "flashback" história. A partir da revolução francesa em 1789, o antigo sistema feudal foi substituído pelo novo sistema econômico, o capitalismo. E a classe social mais beneficiada com esse novo sistema, foi a classe burguesa!!!

Num mundo onde dinheiro é poder, obvio que essa nova classe burguesa, assumiu o poder do mundo e ainda está nos últimos três séculos!!! Só que para se manter no poder não é assim tão fácil, para isso foi necessário eles trabalharem em uma ideologia!!!

O que é ideologia???

"Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe. A manutenção da ordem social requer dessa maneira menor uso da violência."

Vocês podem encontrar outras definições por ai, mas resumidamente é isso!!!!
Para se manter no poder, eles aplicaram a ideologia burguesa, que nos faz acreditar que o mundo está como deve estar, que os burgueses são merecidos ao poder devido seu acumulo de riquezas e  que eles podem orquestrar o mundo do jeito que quiser pois a unica coisa que podemos fazer é baixar a cabeça e dizer "fazer o que, não vai mudar mesmo!!!"

... E todo mundo (quase) caiu muito bem nessa ladainha!!!!!


Por ironia do destino, algo pequeno como 0,20 centavos, foi a gota d'água que faltava para transbordar o "balde que estava cheio de merda!!!!!"
Espontaneamente o povo reagiu e entendeu uma verdade história, que o poder da sociedade sempre esteve no mão do povo, das massas, das classes populares!!!

O que nos gera um segundo problema. Nesse sistema capitalista o povo não foi educado a pensar, é educado apenas a apertar parafusos. As consequências disso são uma série manifestos poucos organizados, desajeitado, impulsivo e as vezes ingenuo. 

Mesmos que com várias deficiências, desorientação e pouca objetividade, os manifestos são reais!!! Um grito sufocado de muito tempo de insatisfação nacional!!! Os protestantes saíram as ruas em voz alta, em busca de dignidade, identidade, significado, com diversas formas expressões, cobrando algo que eles nem mesmo sabem como fazer ou se é possível.


Contudo, independente da eficiência dos protestos, e mesmo com vários oportunistas, o que temos que valorizar historicamente falando é que o povo cansou de aceitar a exploração de cabeça baixa, e ficou claro que eles são capazes de sair de suas zonas de conforto para enfrentar qualquer forma de opressão!!!!!!!!!

Enquanto houver protestos é por que há opressão!!! Se há opressão é por que estamos vivendo em condições desumanas. Esse é um momento de aprendizagem, do povo aprender como faz politica e  dos políticos aprenderem a lidar com um povo que se revolta por corrupção!!!!!

Outras coisas que você deve saber:


Outra presente interessante nos manifestos, foi o V, que é um personagem icônico do universo Nerd, escrito por Alan Moore



Se você não conhece o personagem, é de suma importância que leia para sua formação politica!!! Se clicar na imagem você poderá baixar o quadrinho. Caso não tenha, vai precisar do programa CDisplay para ler (clique aqui para baixar o programa).




O Brasil está mudando? Sim, mas para onde? Não sei, seja lá qual curso nos leve essas manifestações, bons ou ruins, o que não pode ser apagado é a chama que move o povo a lutar por um país melhor... A esperança!!!!!  
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário