Pesquisa no Blog

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Filmes de Ficção Cientifica de 2013 por Mestre Morfeu!!!

Salve Nerdaiada


Em 2013 tivemos alguns filmes de ficção cientifica que eu caguei para todos. Finalmente eu tomei vergonha na cara e os assisti para ter mais propriedade para xinga-los. Depois de uma maratona de bunda quadrada, clica ai para ver o resultado...


Antes de prosseguirmos gostaria de esclarecer, que os filmes de ficção cientifica são para - embora através de histórias futuristas mirabolantes - refletir sobre as perspectivas da humanidade. Logos os filmes que se tornaram clássicos (Star Wars, Star Trek, Blade Runner, Matrix, e mais uma porrada de filmes) foram porque fizeram isso muito bem, mas tão bem que nas gerações seguintes continuar discutindo o filme e os nerd continuam esse debate nas mesas de boteco!!!

Então borai...

Só para constar, Star Trek: Além da Escuridão já postei a crítica, clique aqui para ver.

DEPOIS DA TERRA



Trailer

Sinopse:
"Há 1000 anos, um cataclismo tornou a Terra um lugar hostil e forçou os humanos a se abrigarem no planeta Nova Prime, morando em naves espaciais. Depois de uma missão, o general Cypher Raige (Will Smith) retorna à sua família e ao filho de treze anos de idade (Jaden Smith). Mas pouco tempo após seu retorno, uma chuva de asteroides faz com que a nave onde moram caia na Terra. Com o pai correndo risco de morte, o jovem adolescente deverá aprender sozinho a domar este planeta, encontrando água, comida e cuidando de seu pai."

Crítica: Ficou claro que essa foi para apresentar o Jaden Smith, como futuro possível astro de filmes de ação. O filme é dirigido por M. Night Shyamalan, que é famoso por fazer uns filmes bem médios, Depois da Terra não é diferente. Will Smith é o capitão fodão que se machuca e fica no papel de orientador do Jaden, que também é seu filho no filme. Além das ferulagem de pai e filho, o que mais sobra do filme???

   
Ficção Cientifica: A discussão cientifica é muito fraca. Para sobreviver de criaturas alienígenas os humanos precisam dominar o medo, que no filme é definido que "o medo é uma escolha", o que é muito bacana, mas só isso não alimenta a cabeça dos nerds. 
Se fosse no RPG: O Anderson Paladino leu o livro, e disse que lá tem muito mais informações sobre o cenário, o que dá a entender que o filme é só um fragmento (família Smith) de todo o potencial do cenário, mas sem pesquisar a fundo, já encontrei possíveis problemas que estou com preguiça de falar. Então se alguém me perguntasse se o cenário do Depois da Terra é bom para jogar RPG, eu diria que tem cenários de ficção cientifica melhores!!!!!!!  
Tempo de discussão no boteco: Em dois minutos no máximo já explico todo o filme. O papo não rende (reprovado). 
Nota: Nota 6


Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem 


OBLIVION


Trailer

Sinopse:
"2077. Jack Harper (Tom Cruise) é o responsável pela manutenção de equipamentos de segurança em um planeta Terra irreconhecível, visto que a superfície foi destruída devido a confrontos com uma raça alienígena. O que restou da humanidade vive hoje em uma colônia lunar. Jack irá para este local daqui a duas semanas, já que está perto de terminar seu trabalho na Terra. Só que, um dia, ele encontra uma espaçonave que traz uma mulher dentro. Ao conhecê-la, tudo o que Jack sabe até então é posto em dúvida. É o início de uma jornada onde ele precisará descobrir o que realmente aconteceu no passado."

Crítica: Esse filme realmente te convence que ele é bom... Sim ele é, mais nem tanto. Depois que eu entendi que os méritos do filme ser bom, é devido a forma que ele é contato, que te prende a atenção. Mas se for contato de forma o contraria ele se torna muito simples (Se quiser fazer o teste, tenta contar sobre Star Wars de várias formas, de qualquer jeito ele vai ser legal).
Oblivion significa esquecimento, então os personagens do filme tem fragmentos de memória de uma antiga guerra, e eles acreditam que é para sua segurança. Ai na metade do filme ele vira de ponta cabeça, então o filme se torna a busca pela verdade, o que ocorre dum jeito muito bacana.




Ficção Cientifica: Depois de vários reviravoltas na história, sacamos que a discussão do filme é sobre a alma, que mesmo se nossas memórias sejam apagadas, não se pode aparar os sentimentos. Quando chega no final do filme onde tem um puta prato cheio para discussões cientificas, o filme acaba ignorando todos esses elementos.
Se fosse no RPG: Não é um bom cenário para se jogar RPG.
Tempo de discussão no boteco: 5 minutos já explico o filme, malemá serve para uma rodada. (reprovado)
Nota: 7

Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem 

ELYSIUM



Trailer


Sinopse:
"Em 2159, o mundo é dividido entre dois grupos: o primeiro, riquíssimo, mora na estação espacial Elysium, enquanto o segundo, pobre, vive na Terra, repleta de pessoas e em grande decadência. Por um lado, a secretária do governo Rhodes (Jodie Foster) faz de tudo para preservar o estilo de vida luxuoso de Elysium, por outro, um pobre cidadão da Terra (Matt Damon) tenta um plano ousado para trazer de volta a igualdade entre as pessoas."

Crítica: O filme é dirigido e escrito por Neill Blomkamp, o mesmo diretor de Distrito 9, que me lembrou em vários momentos, mas não conseguiu ser superior ou manter a mesma qualidade. O que ele peca é no roteiro.
Ele começa apresentando a estrutura do capitalismo, que num futuro, os ricos ficam tão ricos que vão morar numa base espacial, que é um paraíso, enquanto o resto da população fica na Terra que parece uma favela planetária. O fato é que Blomkamp de longe faz discussão sobre isso, toda vez que se fala da Terra, mostra Los Angeles (e as outras cidades e países como estão???), quando mostra Elysium, só se fala da tecnologia medicinais (sei que lá não tem só isso), a personagem da da Jodie Foster no comando e eventualmente o presidente que possivelmente seja dos Estados Unidos (e os outros presidentes, o que eles fazem a respeito???... O filme não responde).
Já os personagens, Max (Matt Damon) é tipo um jesus cristo do cenário, o cara que só fode pelo sistema e vai se sacrificar por todos devido/motivado por sua amiga Frey (Alice Braga). Spider (Wagner Moura) é o único personagem que faz sentido na história, ele é um revolucionário traficante de informações e de tecnologia, ele é a engrenagem que faz o filme rodar. 
Outro personagem que chama atenção é o Kruger (Sharlto Copley) que realmente está como antagonista antipático, tenebroso e cruel. Foi foda só uma hora que naves ilegais estavam chegando no elysium, ai Kruger com um lança mísseis de mão, dispara e atinge as naves no espaço (PPPPOOORRRRRAAA AAMMIIGGGGGGOOOOO, forçou a amizade agora). Curiosamente Kruger é a maior defesa do complexo estadunidense elysium (Hahahahahah cadê o exercito américo??? Será que é uma trollagem do autor mostrando que o exercito americano é uma bosta???) Eu comecei o filme com várias questões e sai com o dobro de questões (Tipo como ficou a economia mundial? Como é plantado o alimento em elysium? Como foi construída a atmosfera? Como funciona a tecnologia de cura? etcs, etcs, etcs...). Mas o filme diverte um poucos e tem umas cenas legais. O mais legal do Blomkamp, é que ele não tem dó quando precisa explodir alguém, ele explode mesmo (hahahahahahah... que bosta)!!!!




Ficção Cientifica: É um filme confuso, não sei se ele esta discutindo sobre as classes sociais, ou da amizade de Max e Frey, ou se ele esta mostrando as tecnologias aleatórias do filme, sobretudo os exoesqueletos!!!!
Se fosse no RPG: Esquece
Tempo de discussão no boteco: acho que fico uns 10 minutos falando mal do filme, mais do que isso já fico com preguiça só de pensar!!!
Nota: 6

Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem 



Ééééé... O que esta acontecendo com os filmes de ficção cientifica??? Será que as ideias acabaram??? Agora eu entendo por que enrolei até 2014 para vê-los!!! Vamos torcer para algum dia vermos filme tão bons quanto antigamente.

Um abraço a todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário