Pesquisa no Blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ROBOCOP (Crítica) por Mestre Morfeu!!!

Salve Nerdaiada



Começamos a sessão de filmes nerds de 2014 com o remake de Robocop. O filme original (1987) é uma clássico que foi importante para o cinema e para muitos nerds. Além de tudo, o novo filme é dirigido pelo brasileiro José Padilha. Em outras palavras, não tínhamos a menor ideia do que ia ser do filme, mas para surpresa de todos...


Trailer:


Sinopse:

"Em um futuro não muito distante, no ano de 2028, drones não tripulados e robôs são usados para garantir a segurança mundo afora, mas o combate ao crime nos Estados Unidos não pode ser realizado por eles e a empresa OmniCorp, criadora das máquinas, quer reverter esse cenário. Uma das razões para a proibição seria uma lei apoiada pela maioria dos americanos. Querendo conquistar a população, o dono da companhia Raymond Sellars (Michael Keaton) decide criar um robô que tenha consciência humana e a oportunidade aparece quando o policial Alex Murphy (Joel Kinnaman) sofre um atentado, deixando-o entre a vida e a morte."
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-138376/

Crítica Nerd:

Primeiro vamos falar sobre o drama do filme. Foi escolhido o titio Padilha para fazer o remake do clássico Robocop, e como ultimamente saíram uma porrada de remakes ruins, os fãs já pensam "... lá vem mais merda". Além disso, nos últimos tempos (para nos, espectadores) estamos acostumados com a influência da produção no trabalho artístico do diretor, então imaginamos "... Óbvio que não vai deixar o diretor brasileiro fazer o filme, o resultado vai ser uma bosta"!!! Mas segundo nossos camaradas do omelete, olhem o que o titio Padilha disse...



Pôrameu!!!!... Bem, nesse sentido, é importante ressaltar esse filme foi dirigido por um brasileiro (metendo o pé na porta em Hollywood)!!!... Ok, mas e ai como ficou o filme???


O filme inevitavelmente tem várias referências com o clássico, mas (como previsto) também tem assinatura do Padilha. Em vários momentos você compara com a linguagem narrativa de Tropa de Elite (o que é bom também). Mas acima de tudo, o que mais temos que considerar é que o clássico e o novo são dois filmes diferentes, sobretudo devido a época/contexto que se passa a história.

O primeiro filme é de 1987, a gente não tinha muita noção do que era tecnologia, pois ela não estava não presente em nosso cotidiano. Agora já esse de 2014, o Robocop tem acesso a internet, bancos de dados da polícia, celulares, câmeras, facebook, whatsapp, entre outros... O que o torna muito mais perigoso e tático do que o antigo.


O ponto forte do filme é o roteiro!!! Exitem vários personagens que vão compondo as diversas perspectivas do filme que faz uma discussão entre "política americana de segurança", imperialismo, mídia sensacionalistas intencionada, corporativismo e mais uma porrada de coisas. O processo de construção do Robocop é feita aos mínimos detalhes, deixando bem claro quais as questões biológicas, tecnológicas e psicológicas que devem ser abordadas no processo.

A história é a seguinte. O EUA usam "drones" em missões de "pacificadoras" no exterior, exceto em seu próprio solo americano. Assim, o Raymond Sellars (Keaton) presidente OmniCorp, interessado apenas em dinheiro, cria o Robocop, dando a opinião pública o que "eles queriam". Porém, Robocop acaba virando o "tiro no pé do sistema", pois ele acaba usando os recursos dado a ele contra o sistema, facilitando a busca de criminosos, policiais corruptos e possíveis empresários/políticos (ai meu deus, ai meu deus!!!). E o titio Padilha desenvolve isso muito bem.


Os atores Michael Keaton, Samuel Jackson e Gary Oldman, são o tripé que segura todo o filme. Abbie Cornish (esposa de Murphy) contribui para o lado humano do personagem, porém Joel Kinnaman não é tão carismático quando Peter Weller no papel de Robocop o que enfraquece o personagem. 

Outro pontos mais criticado do filme foi a falta de violência. O Robocop de Paul Verhoeven (1987), ficou marcado na cabeça dos nerds, sobretudo pela ultra-violência. Já o de Padilha, a ausência de violência é justificada pelo uso da arma de choque, evitando que o Robocop mate um a cada esquina. No final acaba não fazendo falta assim, exceto pela frase clássica, que nesse contexto, perde seu sentido (dead or alive you come with me)!!!
A única coisa que faz falta mesmo, são os elementos nerds, o famoso momento "massaveio" que eram muito bem feito no clássio. O filme de Padilha sem sombra de dúvidas é bem "redondo", mas sentimos falta daquelas cenas em que o Robocop vira o jogo sob a trilha sonora clássica, ou da presença do "robôs big boss" com armamento superior ao Robocop. Contudo, a estrutura do filme e a linguagem do Padilha não exige esses elementos e também não desqualifica o filme.  


Se fosse um jogo de RPG???

Sempre que eu narro RPG de super-heróis, aparece alguém querendo jogar com um personagem tipo o Megaman. Ai como não gosto do personagem soltava a bomba na mão do jogador dizendo"... Explica ai sua história", e poucos tem êxito.
Hoje eu posso dizer a esses jogadores,"... Assistam o filme do Robocop", pois ele faz perfeitamente todas as discussões que devem ser feitas em um personagem meio homem-meio máquina.

Considerações Finais.

De fato, era um filme que eu estava com o pé atrás, mas no final eu curti. O Filme é bem dinâmico, ágil, e da um gostinho de quero mais. Fiquei com a sensação que entendi muito mais o personagem agora, do que eu entendia antes. Não estou falando que o novo filme é melhor do que o antigo, mas sim, o novo tem seus méritos.
Como havia comentado no inicio, os dois filmes foram feitos em épocas e contextos diferentes, então eu prefiro não compara-los!!!

Titio Padilha representou, sou fã de carteirinha dele agora!!!

Nota: 9

Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem 
   





Um abraço a todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário