Pesquisa no Blog

quinta-feira, 28 de março de 2013

Dicas de Interpretação Parte 4: RANGER!!!!!!!!

Salve Nerdaiada


Seguindo sugestão do leitor, vamos continuar discutindo sobre dicas de interpretação de Patrulheiro (ou ranger). Ou seja, como ser aquele solitário e fodão que sempre salva o grupo???

 Veja antes

Parte 1:  Ladino

Parte 2: Magos ou Superinteligentes

Parte 3: Guerreiro


Vamos entender o conceito de Ranges:

" Inglês - Português - Ranger s. guarda florestal; policial; observador"

http://oque.dictionarist.com/Ranger

Se fossemos simplificar o conceito do Ranger, poderíamos defini-lo com um policial da floresta. Mas nada é tão simples assim o conceito vai além... 

Eu diria que o Ranger é similar ao guerreiro, porem com alguma especializações. Gosto de considerar três palavras chaves: 
Sobrevivente - Investigador - Estrategista.


Como nasce um personagem desse??????

Um ranger passou boa  parte da vida dele na floresta por motivos diversos, ou foi abandonado pelos pais, ou foi orientado pela família ou por um mestre, ou foi sobrevivência de uma violento ataque!!! Independente dos motivos, o fato é que esta sozinho (na floresta ou deserto), não há ninguém para protege-lo, alimenta-lo ou ajudá-lo, se sobreviver, assim nascerá um ranger!!!!!

Quais são os saberes de ranger???

Cara, sobreviver nessas condições não é fácil. É de se pensar que não há um ranger ruim, pois aqueles que não tem vocação morreriam no treino!!! O ranger tem que aprender o que comer, o que vestir, onde pode andar ou não. 
Sua principal prática que garantirá sua vida será a CAÇA, que será estruturada por três saberes:


SOBREVIVÊNCIA

Ele pode ate sobreviver comendo insetos ou plantas (ele vai aprender qual pode comer ou não), mas ainda assim ele precisar se defender de feras (eventualmente ele pode fazer amizade com algum desses), comer carne para lhe dar resistência, e usar as peles como roupas para se proteger do frio!!! O melhor e mais antigo instrumento para isso é o arco e flecha. O ranger precisará desenvolver algumas habilidades artesã e dependera de sua destreza para obtemos êxito.
  
INVESTIGAÇÃO/RASTREAMENTO

Só as habilidades não é o suficiente para sobreviver na caça, o ranger dependerá muito mais de sua capacidade de observação. Caçar feras implica em saber observar o ambiente, para rastrear as feras. Essa práticas trará ao ranger uma grande aptidão em compreender o ambiente a sua volta e as criaturas as criaturas que viver, lhe promovendo a chance de se antecipar aos riscos.

ESTRATEGISTA 

Tendo ciência dos riscos (onde? quem? quando?), o ranger aprende a agir estrategicamente para garantir o êxito, sabendo aproveitar suas vantagens contra as fraquezas do inimigo. Por exemplo, evitar o inimigo em momento favorável e ataca-lo em momento desfavorável!!!
Um ranger talvez não seja tão habilidoso quando um guerreiro, mas a capacidade de observar vantagens e desvantagens o torna tão perigoso quanto um guerreiro!!!!


Como Ranger se sai em grupo???

Por ficar muito tempo sozinho até completar seu treino, obviamente ele ficará preso a pensamentos independentes e solitário, possivelmente não muito amigável, no entanto nada impede dele trabalhar em grupo!!!
Mesmo trabalhando em grupo, ele vai pensar em como usar suas habilidades únicas em prol ao grupo. Normalmente o ranger é o batedor, aquele que assume a responsabilidade de verificar o caminhos que o grupo vai seguir, evitando armadilhas ou territórios perigosos!!!
Em batalha, ele não assumirá estratégias que o ponha em linha de frente como os 300 espartanos, provavelmente ele deixaria essa tarefa para os guerreiros, a não ser que não haja outra opção, pois caso tenham ele provavelmente assumiria uma postura volátil, mudando de posição e estratégia conforme a necessidade do grupo.

O melhor exemplo do ranger em batalha é Aragorn nas Duas Torres, na batalha:


Fora o Aragorn, é difícil encontrar ranger com papel de destaque, mas se observamos ele estará lá. 

Edgtho de 13º Guerreiro!!!
Tristan de Rei Artur!!!
Ou se formos levar o conceito clássico do ranger para as três palavras chaves (sobrevivente, rastreador, estrategista) ou adequando a preceitos urbanos, podemos ter outros exemplos de ranger!!!



Allan Quatermain

3 comentários:

  1. Eu sempre joguei de Ranger ainda quando jogava D&D, joguei com o mesmo personagem por quase 3 anos, e era muito interessante perceber a evolução do mesmo e o quanto ele contribuia com o grupo.

    Gostaria de citar que outro exemplo de como o ranger pode contribuir para o grupo é a analise (survival) que o Aragorn faz ouvindo as o som do terreno enquanto rastreia os uruk hai, e quando ele deduz que os hobbits haviam escapado dos seus captores durante o ataque dos cavaleiros de Roham ao acampamento uruk durante a noite, somente observando como o terreno estava... esses também são ótimos exemplos de como um ranger atua.

    Na minha opinião o Aragorn tem mais traços de ranger do que o Legolas, pois ele também utiliza de ervas para tentar diminuir o envenenamento do frodo, e que o retrato do "ranger" em senhor dos aneis seja mais ligado a um tipo de tropa especial do que exatamente às habilidades de cada personagem.

    ResponderExcluir
  2. Salve Fernando

    Sim, esse exemplo do Aragorn como rastreador é perfeita, realmente representa bem as habilidades do ranger!!!

    As pessoas comparam o Legolas com ranger por causa do arco, contudo ele não tem perfil do ranger. Acredito que o Legolas cabe bem melhor como um Ladino.

    Exemplo: No primeiro filme (sociedade do anel) o grupo esta chegando no território dos elfos (não lembro o nome) e são pegos de surpresa!!! Se o legolas fosse um ranger teria previsto isso!!!!! Pelas acrobacias que ele realiza prefiro apostar no ladino, rsrsr!!!!!

    Obrigado pelo comentário Fernando, seja bem vindo, a casa é nossa!!!!!!

    ResponderExcluir