Pesquisa no Blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dicas de Interpretação Parte 6: BÁRBARO!!!!!!!! por Mestre Morfeu

Salve Nerdaiada



Segundo pedidos dos leitores, vou eu explicar sobre três classes de aventureiros. Hoje vou explicar sobre o Bárbaro, depois eu explico o Bardo, em seguida o Guardião, beleza??? Então tá, pau na máquina...




Antes de começar, está aqui o link dos anteriores...

Parte 1:  Ladino

Parte 2: Magos ou Superinteligentes

Parte 3: Guerreiro

Parte 4: Patrulheiro

Parte 5: Paladino



Primeiro, vamos consultar o que significa a palavra:

(bár.ba.ro)
a.
1. Sem civilização; RUDE; SELVAGEM. [Antôn.: civilizado, culto.
2. Cruel, desumano. [Antôn.: bondoso, humano.
3. Bras. Gír. Muitíssimo bom ou bonito; EXCELENTE; SENSACIONAL; FANTÁSTICO: A vista lá de cima é bárbara.
4. Hist. Entre gregos e romanos, dizia-se da pessoa de outro povo ou etnia, de língua e cultura estrangeiras
5. Hist. Ref. aos povos europeus que, vindos esp. do Norte, conquistaram progressivamente, a partir do séc.V, territórios do Império Romano, até a derrota final deste (as invasões bárbaras)
sm.
6. Pessoa bárbara (1 e 2).
7. Hist. Indivíduo pertencente aos povos invasores do Império Romano, a partir do séc. V da era cristã. [
interj.
8. Exprime admiração, forte aprovação ou entusiasmo etc.
[F.: do gr. bárbaros, pelo lat. barbarus. Hom./Par.: bárbara (sf.), barbará (sm.),bárbaras (sfpl.), barbarabarbaras (fl. de barbar).]


http://aulete.uol.com.br/nossoaulete/b%C3%A1rbaro

Bom, pelo que entendo é mais ou menos assim, na idade antiga os romanos e os gregos se achavam no ápice da civilização política, social e cultural, e qualquer outro povo que vivia em condições diferente eram tratados como "bárbaros". Esses povos bárbaros que constantemente estavam em guerra por territórios e afins, eram vistos pelos "civilizados" como cruéis, rudes, violentos e desumanos (Os EUA fazem isso todos os dias e são chamados de civilizados... Olha a contradição!!!).

Logo, no sentido literário, qualquer personagem violento e rude, começou a ser chamado de bárbaro, ou como metáfora/gíria, bárbaro se tornou algo magnifico!!!!!!!! No D&D, a classe bárbaro se tornou aquele guerreiro que é mais violento com uma arma maior do que os outros, e que seu poder de luta é baseado no sentimento da Fúria!!!!!!!

Isso não quer dizer que você tem que interpretar o bárbaro em berserk o tempo todo, se você quiser seu personagem pode ser assim, mas se não quiser tudo bem também. Fazendo um apanhando geral, eu definiria o bárbaro RPGisticamente como um guerreiro de técnicas brutais!!!!!  

Bom, vamos destrinchar que fica mais fácil...


Como Nasce um Bárbaro?

Alguém não se torna um bárbaro por que quer ou que aprendeu em alguma escola, ser bárbaro foi uma necessidade. Em algum momento de sua vida ele foi molestado, onde essa condição favoreceu para nutrir o sentimento de fúria/brutalidade. Por exemplo: ele poderia ter sido escravo, vivido em uma região de guerra, ou em área selvagem, entre outros. A partir dessa condição hostil ele acaba aprendendo ou improvisando técnicas marciais, sobretudo para sobreviver. Esse sentimento se tornou tão essencial para o personagem, de tal forma que ele não consegue mais se desvincular dessa natureza, mesmo se ele fizer ou falar algo delicado, ainda assim vai parecer muito bruto!!! 

Fantasy Wallpaper: Frank Frazetta - The Destroyer

Vivendo com a Fúria.

A Fúria/brutalidade estará tão enraizada na vida do personagem que ele não terá outra opção além de usa-la em batalha!!! Isso não significa que o bárbaro é obrigatoriamente uma máquina de matar, um bárbaro é racional mesmo em fúria, ele é tão racional que ele pode escolher quando usar a violência ou a inteligente. Por exemplo o Conan que em vários momentos resolve a situação apenas com a esperteza!!!

Técnicas de Combate

Na hora da luta, o bárbaro não sai dando porrada a esmo, lembre-se ele tem técnica, por mais que seja bem agressiva. Ofensividade é o ponto principalmente do personagem, mas não sem a razão, quando o personagem se encontra em uma situação difícil, ele pode parar e replanejar a estratégia.

Observem (se não quiser ver o vídeo todo, vejas a partir das 4:45): 


Em Grupo

O bárbaro é como o guerreiro, porem com o poder ofensivo maior. Ele raramente vai poder prestar auxílio ao grupo porque ele provavelmente estará atacando alguém!!! O mais indicado é que o grupo prestar auxílio e monte a estratégia com base no bárbaro, sendo ele o principal poder de ataque. 


No RPG...

Esse é o momento onde o conceito do bárbaro perde força, as regras colocam várias imposições no personagem o deixando relativamente limitado. Por exemplo no D&D 4.0, o bárbaro obrigatoriamente tem que usar uma arma de duas mãos, tem restrições com armaduras, e gatilhos específicos que ativam as vantagens da fúria... Na minha opinião isso limita a criatividade do jogador.
Outro problema é como o narrador vai interpretar sua fúria, ele pode simplesmente conceitualizar de forma que você não goste, ou simplesmente foder com seu personagem num dia que ele estiver de mau humor. Portanto consulte ao narrador em como vai ser interpretado tanto nas regras quanto no interpretativo antes do jogo começar.     

Independente de como seja seu bárbaro, a principal característica dele é a brutalidade. Para quem gosta de jogar com personagens violentos, o bárbaro é prato cheio!!!!!!!!!!

Outros exemplos:

Conan é o clássico, não pode faltar!!!


Guts (Berserk).



Hulk



Já citei o Wolverine como ranger, mas eventualmente ele tem uns berserk doidos!!!!



Zangief



Vídeos:



Bom senhores, espero que tenha ajudado. 
Na próxima discutiremos sobre o polêmico Bardo!!!!!!!!

Um abraço a todos!!!!!!!!

4 comentários:

  1. Hahahah, espero ter ajudado. Caso houver mais dúvidas, só perguntar que continuamos discutindo!!!

    Valeu Rafael, brigadão!!!
    Logo, logo eu posto o do Guardião!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mestre qual seria a raça mais adequada para um Bárbaro???

    ResponderExcluir
  3. Então, ai depende de qual jogo. No caso do D&D 4.0 o livro indica as raças Golias (está no livro do jogador 2) e os Draconatos, essas raças tem os bônus de atributos apropriados para os bárbaros. Talvez em outras edições indiquem outras raças.
    Mas o que eu indico mesmo é (se a situação for adequada) você escolher a raça que é mais apropriada para a história do seu personagem, ai sim o jogo vai ficar legal para caramba.
    ... Mas se quiser "combar", a dica é pegar essas raças que seu personagem vai ficar apelão pra caramba hahahahahaha

    Valeu Rafael, um abraço

    ResponderExcluir